Ciência

Miguel Godinho Ferreira vence Prémio Simbiontes

O investigador Miguel Godinho Ferreira, do Instituto Gulbenkian de Ciência, venceu a primeira edição do Prémio Simbiontes, no valor de 10 mil euros, pelo projeto de investigação das alterações celulares que estão na base do desenvolvimento do cancro
Versão para impressão
O investigador Miguel Godinho Ferreira, do Instituto Gulbenkian de Ciência, venceu a primeira edição do Prémio Simbiontes, no valor de 10 mil euros, pelo projeto de investigação das alterações celulares que estão na base do desenvolvimento do cancro em adultos.

O trabalho que desenvolve na área da Biologia do Cancro procura explicar a razão pela qual a incidência do cancro aumenta com a idade. O maior factor de risco para o cancro é a idade –  mais de 80% de todos os cancros aparecem em pessoas acima dos 50 anos – pelo que os resultados da equipa liderada por Miguel Godinho Ferreira poderão contribuir de forma significativa para a compreensão e combate a esta doença.  

O investigador acredita ter uma ideia do que está por trás dessa associação: “Na ponta dos nossos cromossomas existem umas estruturas protetoras, os telómeros, que se vão desgastando à medida que envelhecemos. No fundo, os telómeros constituem um relógio molecular que indica a idade das nossas células.”

O trabalho de Miguel Godinho Ferreira foi selecionado entre 26 submetidos a concurso público, após avaliação por um painel internacional, constituído por cientistas especialistas na área da oncobiologia.

“É uma honra receber o prémio Simbiontes pela relevância que tem no panorama nacional e por resultar da contribuição do público. Os 10 mil Euros são um pequeno contributo, porque a ciência é muito dispendiosa, mas irá permitir-me avançar um pouco mais e ser mais audaz”, adiantou Miguel Godinho citado em comunicado.

A atribuição do Prémio Simbiontes será feita no dia 16 e é o culminar de um projeto homónimo, criado pela Associação Viver a Ciência (VAC) em parceria com o IPO de Lisboa e o Ar.Co.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub