Inovação e Tecnologia

Microsoft revela Windows 8 e Windows Phone

Na apresentação que a Microsoft faz anualmente antes da abertura da CES 2012, o CEO da empresa fez novas revelações sobre o Windows 8.
Versão para impressão
Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, inaugurou, esta terça-feira, a edição da Consumer Electronics Show (CES) de 2012, em Las Vegas, com um discurso revelador sobre o lançamento do Windows 8. Na abertura daquela que é a maior feira de tecnologia de consumo do mundo, a empresa apresentou ainda novos telemóveis com o sistema Windows Phone 7.

Como é habitual, Steve Ballmer protagonizou uma demonstração de tecnologias da Microsoft, entre as quais o Windows 8, que chega este ano ao mercado e que é o primeiro sistema da empresa concebido para equipar tanto computadores como tablets.
 
As características do novo sistema operacional, cujo lançamento está previsto para breve, tomaram grande parte do evento e entre elas podemos encontrar a notícia de que a nova interface pode ser controlada tanto por gestos como por rato e teclado. Em exibição estavam tablets e computadores de marcas como a Samsung, HP, Acer, Toshiba e Dell, já equipados com o sistema.
 
No Windows 8, as aplicações são dispostas num ecrã inicial de forma semelhante ao que acontece num smartphone, seguindo um conceito diferente das versões do Windows que a Microsoft lançou até agora.

Quando abertas, estas aplicações ocupam o ecrã inteiro, uma vez que o objetivo é focar a atenção do utilizador. No Windows 8 usado na exibição estavam, entre outras, aplicações do New York Times, do eBay e o popular jogo Cut The Rope, que se popularizou como aplicação para smartphones.

 
“O Windows caracteriza-se pela capacidade de se reinventar, evoluir e seguir em frente. As pessoas querem ter o melhor e o melhor está para vir com o Windows 8. Repensámos o sistema operacional de princípio ao fim”, explicou Ballmer.

A versão beta do novo Windows estava pensada para ser lançada nos últimos dias de 2011, mas acabou por ser adiada para Fevereiro de 2012. Contudo, o Developer Preview, versão pré-beta da interface para programadores, já se encontra disponível para download. 

 
Windows chega aos telemóveis
 
Na ordem do dia esteve ainda o tão aguardado Windows Phone 7, com o lançamento da série Lumia, da Nokia, no mercado americano, que em breve poderá desfrutar do resultado da parceria entre a Nokia e a Microsoft.

Depois dos já anunciados Lumia 710 e 810, surge agora o Lumia 900 com um ecrã de 4,3 polegadas e resolução de 800 x 480 pixeis, 512 MB de RAM, câmara de 8 MP e um processador de 1,4 Ghz. 

 
“Estamos muito entusiasmados com o salto para 4G e LTE. Vai ser uma autêntica explosão de velocidade”, disse Ballmer, antes de mostrar o próximo HTC, que também contará com o sistema operacional para telefones móveis da Microsoft.
 
Esta apresentação da Microsoft marcou o fim de um ciclo, uma vez que a empresa decidiu deixar de abrir a CES. Com o evento a perder importância (muitas das grandes empresas, como a Apple e a Amazon, optaram por passar a apresentar as novidades em eventos próprios), Gary Shapiro, presidente da associação que organiza a feira, frisou que se tratou de uma separação amigável e que ficaria “chocado” se, no futuro, o executivo da Microsoft não voltasse à feira.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório