Espetáculos e Exposições

Microscópio mais antigo de Portugal em Coimbra

Doado no início do século XVIII à Universidade de Coimbra (UC) pelo médico Jacob de Castro Sarmento, o microscópio mais antigo de Portugal vai estar patente numa exposição na Biblioteca Joanina, a partir de 15 de novembro, no âmbito da abertura do pi
Versão para impressão
Doado no início do século XVIII à Universidade de Coimbra (UC) pelo médico Jacob de Castro Sarmento, o microscópio mais antigo de Portugal vai estar patente numa exposição na Biblioteca Joanina, a partir de 15 de novembro, no âmbito da abertura do piso intermédio deste monumento emblemático.

A exposição, patente até janeiro, apresenta os 25 portugueses do tempo da construção e abertura da Biblioteca Joanina, que foram sócios da Sociedade Real de Londres, a academia cientifica mais antiga do mundo ainda em funcionamento. “É um encontro com a história, e a Biblioteca Joanina é um sítio emblemático da nossa história”, frisou o diretor da Biblioteca Geral da UC, à agência Lusa.

Preenchido com livros antigos, o piso intermédio da Biblioteca Joanina que, a partir do próximo dia 1 também pode ser apreciado pelos turistas, vai ser animado com exposições periódicas mostrando publicações do rico espólio da UC – segundo Isabel Gomes, responsável pela gestão do circuito turístico do Paço das Escolas.

Também a Torre da UC deverá abrir ainda este ano ao público para visitas regulares, referiu a mesma responsável, acrescentando que estão também previstos para 2011 um plano de concertos e uma exposição de fotografia, na Prisão Académica, sobre o Paço das Escolas, entre outros eventos destinados a dinamizar o circuito turístico da UC.

“A Universidade de Coimbra é, provavelmente, o espaço mais visitado em Coimbra e na região Centro. Convêm que a satisfação de quem nos visita seja aumentada”, disse Isabel Gomes, que estima que cerca de meio milhão de pessoas aceda anualmente ao Paço das Escolas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório