Inovação e Tecnologia

Microgerador luso finalista de prémio internacional

O gerador eólico e solar Omniflow, criado pelo engenheiro português Pedro Ruão, é um dos seis finalistas da 14ª edição do prémio internacional Fundação Altran para a Inovação. A final internacional será disputada em Paris, em Fevereiro.
Versão para impressão
O gerador eólico e solar Omniflow, criado pelo engenheiro português Pedro Ruão, é um dos seis finalistas da 14ª edição do prémio internacional Fundação Altran para a Inovação. A final internacional será disputada em Paris, em Fevereiro.

Tal como já foi divulgado pelo Boas Notícias, o sistema criado por Pedro Ruão é dirigido à rede de microgeração e distingue-se dos outros geradores sobretudo devido à sua turbina vertical que está envolta por uma estrutura fixa, em forma de asa invertida, que acelera e direciona o vento para a turbina numa trajetória ciclónica ascendente.

Por outro lado, a asa do equipamento está equipada com células fotovoltaicas, que transformam este gerador numa fonte de energia dupla: eólica e solar.

Pedro Ruão apresentou pela primeira vez o conceito no âmbito do Prémio Inovação EDP Richard Branson 2010 e afirma que o sistema pode poupar até 100% da fatura da eletricidade.

 

Para além de Portugal, entre os outros finalistas estão inovações vindas da Bélgica, da Espanha, de Itália e do Reino Unido.


Em 2012, o vencedor internacional da competição foi um projeto português: o Wi-Go, um carrinho de compras desenvolvido para acompanhar pessoas com mobilidade reduzida.
 
Para concorrer ao prémio internacional, numa primeira fase, os finalistas candidataram-se nos respetivos países e apresentaram projetos a um júri nacional constituído por empresários, investigadores e representantes de órgãos institucionais.

Os vencedores de cada país ganharam seis meses de apoio Altran e durante este tempo uma equipa de engenheiros da Altran dá apoio para desenvolver e promover o projeto vencedor.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub