Negócios e Empreendorismo

Microcrédito: Açores aumentam limite de financiamento

O Governo açoriano quer aumentar em 5 mil euros o limite máximo do valor de cada empréstimo a conceder através do sistema de microcrédito na região. A par deste aumento de 15 mil para 20 mil euros, o Governo pretende ainda alargar o seu âmbito de apl
Versão para impressão
O Governo Regional dos Açores quer aumentar em 5 mil euros o limite máximo do valor de cada empréstimo a conceder através do sistema de microcrédito na região. A par deste aumento de 15 mil para 20 mil euros, o Executivo pretende ainda alargar o seu âmbito de aplicação.

De acordo com o projeto-lei entregue ao Parlamento Regional a que a agência Lusa teve acesso, vão passar a ter acesso a estes financiamentos do sistema: sociedades por quotas, sociedades unipessoais e empresários em nome individual que não tenham condições para contratar empréstimos pelas “vias normais” e que registem um volume de negócios anual inferior a 250 mil euros.

Este tipo de financiamento é assegurado por acordos de partilha de risco estabelecidos entre a banca e o Governo Regional. A legislação em vigor de 2006 restringe, contudo, a sua abrangência aos desempregados à procura de primeiro emprego ou de novo emprego, sem condições de acesso ao crédito por vias normais, nomeadamente desempregados de longa duração e beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

No projeto entregue ao Parlamento, o Executivo açoriano prevê ainda o alargamento do acesso ao microcrédito a trabalhadores em situação precária de emprego, nomeadamente trabalhadores independentes cujo rendimento médio mensal seja inferior à retribuição mínima garantida na Região.

Como justificação às novas regras propostas, o Governo Regional diz que, na atual conjuntura económico-financeira, o microcrédito se pode constituir como um “instrumento particularmente adequado para situações em que, apesar de existirem vínculos laborais, a condição de precariedade ou de degradação económica impede o normal acesso ao crédito bancário.”

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório