Negócios e Empreendorismo

Microalgas: Portugal com negócio em expansão

NULL
Versão para impressão
As microalgas são um negócio em expansão, em Portugal, com múltiplas aplicações, entre elas a produção de biocombustível. A Necton, em Olhão, foi a pioneira na produção destes organismos, na Europa e em Portugal, há já vinte anos, exportando cerca de uma tonelada por ano.

A Necton produz microalgas para aplicação em grande escala nos 
viveiros de peixes, sendo maioritariamente exportadas para a 
aquacultura. Estes organismos são fundamentais na aquacultura uma vez que fazem parte da cadeia alimentar.

As microalgas (ou fitoplâncton) “são o alimento do zooplâncton que por sua vez alimenta as larvas dos peixes”, explica Victória Del Pino, responsável da Unidade de  Negócio de Microalgas da Necton, ao Boas Notícias.

As exportações representam 95 por cento das vendas, o que equivale a exportar mais de uma tonelada por ano de microalgas. As exportações são, na sua maioria, para o mercado comunitário, para países como Espanha, Bélgica, Itália, entre outros.

O mercado extracomunitário, como os Estados Unidos da América e o continente asiático, tem vindo nos últimos anos a ganhar mais relevância na estratégia de exportação.

Cosmética e biocombustível

Para além da aquacultura, as microalgas têm aplicações no mercado da Cosmética, pois são ricas em muitos compostos que têm comprovadamente atividades protectoras, antibacterianas, antioxidantes, antivirais, explica a responsável. Assim, são várias as empresas cosméticas que utilizam as microalgas na formulação dos seus produtos.

Numa área muito diferente atua a Algafuel, uma empresa que surgiu do seio da Necton, que se dedica à utilização de tecnologias de produção de microalgas para a sequestração de carbono e à utilização das microalgas para fins energéticos.

A Algafuel tem também um funcionamento inovador e ecológico já que aproveita as emissões poluentes (ou seja, CO2, peça chave na produção das microalgas) de uma fábrica para alimentar as suas microalgas, tornando o negócio rentável e sustentável.

A Necton tem parcerias técnico-científicas com várias Universidades e Centros de Investigação, tanto nacionais como internacionais, sendo exemplo disso mesmo, a estreita colaboração com a Universidade do Algarve, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR) na investigação de novas tendências para aplicação das microalgas.

Clique AQUI para aceder ao site da Necton e saber mais sobre este negócio.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório