Mundo

México: Estudante é chefe de polícia aos 20 anos

Uma estudante de criminologia de 20 anos é a nova chefe de polícia em Praxedis Guadalupe Guerrero, uma cidade de 10 mil habitantes conhecida pela sua história de violência e conflitos entre os cartéis de droga lá instalados. Marisol Valles foi a únic
Versão para impressão
[Fotografia: © AFP]

Uma estudante de criminologia de 20 anos é a nova chefe de polícia em Praxedis Guadalupe Guerrero, uma cidade de 10 mil habitantes conhecida pela sua história de violência e conflitos entre os cartéis de droga lá instalados. Marisol Valles foi a única a candidatar-se ao cargo, tendo sido apresentada oficialmente na quarta feira.

A imprensa internacional elogia a sua coragem e não é para menos; Marisol assumiu uma posição de chefia num local onde, em junho passado, foi assassinado o presidente da Câmara e vários agentes da polícia desapareceram. Em Guadalupe, os homicídios fazem parte de um dia normal; só na semana passada foram registados oito casos.

“No México, todos temos medo agora, o que precisamos é que o medo não nos vença”, disse ao correspondente da AFP a jovem. De aparência frágil, nada parece de facto assustá-la: Marisol é casada e mãe de uma bebé, mas nem isso a impediu de assumir a responsabilidade de 13 corpos de polícias.

“Arrisquei-me porque quero que o meu filho viva numa comunidade diferente da que temos hoje, quero que as pessoas não vivam com medo de sair, como acontece agora”, afirmou.

Marisol tem como objetivo imediato a recuperação da tranquilidade nos espaços públicos. A jovem já visitou, inclusivamente, algumas escolas e, em alguns bairros, entrou em cada casa para se apresentar.

“Fui bem recebida pelas pessoas e sei que me ajudarão, que vão colaborar comigo para encontrar soluções para os problemas de segurança”, explicou.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório