Cultura Em Destaque

Metro de Lisboa transporta ao som de concerto por um violoncelo Stradivarius classificado tesouro nacional

Viaje de metro e assista às iniciativas que este tem para lhe oferecer.
Versão para impressão

O Metropolitano de Lisboa assinala o Dia Internacional dos Museus e à Noite dos Museus, através de uma parceria com o Museu Nacional da Música, o museu mais metropolitano de Lisboa, situado na estação de metro Alto dos Moinhos.

Quem viajar no Metro de Lisboa, nos dias 18 e 19 de maio, terá a oportunidade de ouvir, através do sistema sonoro instalado nas estações da empresa, a gravação em diferido de um concerto realizado no Museu Nacional da Música, tocado com um violoncelo Stradivarius do séc. XVIII, classificado tesouro nacional.

Este concerto terá lugar no Museu da Música, no dia 18, pelas 18:00 e tem entrada gratuita, inaugurando a “VI Temporada de Concertos com Instrumentos Históricos Um Músico, um Mecenas”.

Trata-se de um concerto de especial importância para a história da música, por ser tocado com um violoncelo datado de 1725, por um solista da orquestra Gulbenkian, acompanhado por piano, datado de 1925.

O violoncelo é um stradivarius “Chevillard – Rei de Portugal”, uma das joias da coroa do espólio do Museu Nacional da Música, que pertenceu ao Rei D. Luís I (1838-1889), o único instrumento em Portugal com a assinatura do construtor António Stradivari (1644-1737).

O programa conta, também, com visitas guiadas ao Museu Nacional da Música, sessões de cinema mudo, exposições fotográficas, coros juvenis, concertos e recitais tocados com instrumentos da coleção desse museu e um Quiz Musical sobre o festival da Canção que terá início às 23h00 de dia 19 (Programa).

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub