Negócios e Empreendorismo

Metal: Empresa lusa já exporta 95% da produção

A empresa portuguesa Cobermaster, que se dedica ao desenvolvimento e produção de equipamentos metálicos de apoio à indústria, energias renováveis e construção civil, atingiu em 2013 uma taxa de exportação de 95%.
Versão para impressão
A empresa portuguesa Cobermaster, que se dedica ao desenvolvimento e produção de equipamentos metálicos de apoio à indústria, energias renováveis e construção civil, atingiu em 2013 uma taxa de exportação de 95%. 
 
Atualmente, a companhia, líder nacional na produção de gradil e a única no mundo a fabricar gradil tridimensional, exporta mais de 100 produtos diferentes direta e indiretamente para Espanha, França, Alemanha, Angola, Moçambique, Brasil, Argentina, Marrocos e Argélia. 
 
A Cobermaster, que conta com uma unidade industrial em Oliveira de Azeméis, equipada com um centro de serviços de transformação metálica que permite a produção de grandes e pequenas séries de componentes metálicos e de peças únicas de prototipagem, obteve, em 2013, um volume de negócios de 800 mil euros, crescendo 3% face a 2012. 
 
Este ano, avança um comunicado da empresa, formada há uma década e que já equipa mais de 1.000 torres eólicas em todo o mundo, dedicando 12% da faturação global à inovação, os responsáveis estimam duplicar o volume de vendas para 1,6 milhões de euros.
 
“[2014] será um ano de apresentação de soluções e equipamentos inovadores, resultantes do esforço e investimento desenvolvidos no âmbito da Investigação e Desenvolvimento”, prevê Frederico Albergaria, diretor executivo da Cobermaster. 
 
“Aspiramos ainda crescer acima dos dois dígitos em mercados como Espanha, França e Angola”, confessa o responsável, que acrescenta que, “apesar de a maioria das empresas portuguesas estar focada apenas no mercado externo”, a Cobermaster definiu “uma estratégia de posicionamento também no mercado nacional”.
 
“É necessário investir e apostar no nosso país. Fizemos acordos com cerca de 30 fabricantes nacionais e criámos um catálogo com mais de 5.000 referências para indústria e construção de fabrico exclusivamente nacional”, revela. 
 
O investimento contínuo em Investigação e Desenvolvimento está, aliás, no ADN da empresa: em 2008, a Cobermaster registou a patente do primeiro contentor do mundo totalmente rebatível, cuja estrutura permite o rebatimento simultâneo de paredes, chão e teto. 
 
Este percurso de criação de valor através da inovação valeu à companhia o troféu “Inovação” da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, em 2012, a distinção “PME-Líder” e “PME-Excelência” há seis e dois anos consecutivos, respetivamente, e, mais recentemente, a integração na rede “PME Inovação COTEC”.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub