Em Destaque Sociedade

Mercado Semear

Frutas e legumes chegam ao Lagoas Park
Versão para impressão
por redação

Um mercado semanal de fruta e legumes a preços competitivos é a recente novidade do Lagoas Park. Mas é muito mais do que isso. Na verdade, estes frescos são cultivados por um conjunto de jovens e adultos com necessidades especiais.

O parque empresarial localizado em Oeiras, que conta com mais de 5100 colaboradores, vai acolher, em todas as quintas-feiras, entre as 11h e as 19h, o Mercado Semear e ajudar a contribuir para a inclusão laboral de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.

Esta iniciativa é apoiada pelo Lagoas Park e promovida pela BIPP – Inclusão para a Deficiência (http://www.bipp.pt ), uma IPSS que gere projetos de inserção social para cidadãos com deficiência. Decorre no âmbito do Programa Semear, que, através da produção e transformação agrícola, trabalha a inclusão social de jovens e adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.

No ano passado o Programa Semear formou 36 pessoas das quais 55,5% foram empregadas em nove empresas, para além de 30 famílias que foram capacitadas e acompanhadas.

Recentemente, e fruto de uma parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o programa alargou a sua atuação e conta agora com mais 12 hectares para culturas hortícolas e frutícolas.

Nesta exploração, que fica apenas a quatro quilómetros do Lagoas Park, estão empregadas seis pessoas a tempo inteiro com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos.

“A venda direta de produtos que estão numa exploração tão perto do Lagoas Park, e cujos princípios são tão nobres, oferece a possibilidade aos colaboradores das empresas residentes, assim como a qualquer visitante, de terem artigos frescos a preços competitivos com a consciência de que foram produzidos por um conjunto de pessoas que merecem uma oportunidade de integração no mercado de trabalho”, refere Ana Isabel Costa, Head of Brand and Communication do Lagoas Park.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório