Sociedade

Menino português recebe medalha por salvar a mãe

NULL
Versão para impressão
Um menino de 12 anos recebeu, esta segunda-feira, a medalha de “Cidadão Exemplar”, atribuída pelo INEM, por ter efetuado um telefonema que salvou a vida da mãe diabética depois de esta perder a consciência durante o sono devido a uma crise de hipoglicémia – uma baixa dos níveis de  açúcar no sangue.

O episódio aconteceu no passado dia 8 de Maio, por volta das 00.40h, quando a criança “contactou o INEM através do 112, ao aperceber-se de que a sua mãe estava inconsciente”, pode ler-se no site do Instituto Nacional de Emergência Médica. 

De forma rápida, o pequeno Luís Rodrigues descreveu ao operador “a situação em que se encontrava e forneceu todas as informações que foram pedidas” com muita calma, o que, segundo a entidade, “é mais uma prova de que qualquer cidadão pode transmitir corretamente os sinais e sintomas de uma vítima, contribuindo para salvar uma vida”.

Foi exatamente o que fez Luís com a sua “exemplar colaboração”, colaboração essa que lhe valeu uma distinção muito especial numa cerimónia realizada na sede do INEM, em Lisboa.

 
Esta é a primeira vez que o INEM organiza a iniciativa “Cidadão Exemplar”, cujo propósito é divulgar bons exemplos de atuação por parte dos cidadãos no que diz respeito às emergências médicas.

Para o Instituto é indispensável que todos ganhem consciência de que desempenham “um dos mais importantes na chamada cadeia de sobrevivência, ou seja, na sequência de várias etapas até que uma vítima de acidente ou doença súbita receba a assistência necessária” e é para essa importância que se pretende alertar.

[Notícia sugerida por Raul Pina e Piedade Coelho]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório