Saúde

Menina portuguesa recebe fígado em Madrid

Foi encontrado um dador compatível para uma criança portuguesa que se encontrava há três meses à espera de um fígado em Madrid. O transplante de Agnes, de dois anos e meio, foi marcado para esta terça-feira.
Versão para impressão
Foi encontrado um dador compatível para uma criança portuguesa que se encontrava há cerca de três meses à espera de um fígado em Madrid. O transplante de Agnes, de dois anos e meio, foi marcado para esta terça-feira no Hospital de La Paz, na capital espanhola.
 
A confirmação do transplante de fígado de um dador português foi dada à agência Lusa pelo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Coimbra, Martins Nunes, que se encontrava no estabelecimento hospitalar espanhol quando foi recebida a boa-nova.
 
“Estávamos a terminar as nossas reuniões e a informar que o centro de transplante pediátrico de Coimbra abre no dia 15 quando chegou a notícia de que havia um dador para a Agnes”, revelou.
 
De acordo com o responsável, o transplante – cujos resultados ainda não são conhecidos – foi então marcado para o próprio dia e “os pais ficaram, naturalmente, muito contentes com a notícia”.
 
Há ainda duas outras crianças de nacionalidade portuguesa em Madrid. Uma delas, de cinco anos, foi também transplantada e está atualmente a ser submetida a “exames complementares com vista a ser dada alta em breve”. 
 
Está ainda a ser avaliada a possibilidade de a mãe de outro menino, João, de 11 meses, se encontra igualmente no país vizinho e precisa de um transplante, ser a dadora para o filho.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório