Saúde

Memória: Nova aplicação ajuda doentes com Alzheimer

Já está em fase de testes uma nova aplicação para suportes móveis que ajuda os doentes com Alzheimer e os idosos a conservarem as suas memórias.
Versão para impressão
Já está em fase de testes uma nova aplicação para suportes móveis que ajuda os doentes com Alzheimer e os idosos a conservarem as suas memórias. A solução “Mis Recuerdos” permite associar imagens, vídeos, textos e músicas do utilizador a pessoas (familiares, amigos ou cuidadores) e lugares que lhe são mais familiares.
 
A ferramenta, desenvolvida pela multinacional espanhola Indra (que também está presente em Portugal), está a ser testada em ambiente real através do Programa de Reabilitação e Estimulação Cognitiva, da Unidade Integral de Doenças Neuro Degenerativas, da Fundación Vianorte-Laguna (Madrid).

A facilidade e a simplicidade de utilização são algumas das vantagens desta aplicação. O ecrã de boas-vindas apresenta um conteúdo aleatório (uma pessoa, um lugar ou uma memória) que liga à secção correspondente.

Através do dispositivo, o utilizador acede aos conteúdos nas secções, que se apresentam em forma de registo, com um nome e uma descrição associados a uma série de imagens e vídeos, que se podem reproduzir diretamente na aplicação. Por exemplo, a fotografia do filho do utilizador surge com dados pessoais e profissionais e um link para um vídeo de uma celebração familiar.

 
A aplicação conta ainda com uma secção de músicas que podem ser reproduzidas com um simples clique, podendo também ser associadas a imagens para ajudar o utilizador a evocar as suas memórias. É possível, por exemplo, associar a música favorita do utilizador (previamente gravada no dispositivo) a uma fotografia do casamento ou da esposa.
 
“Dados do Dia”, outra das opções da aplicação, inclui breves notas que ajudam o utilizador a recordar as suas rotinas diárias e a obter um resumo do que fez no dia anterior. Para evitar a repetição de tarefas, o utilizador pode ir apagando as suas ações à medida que as vai concretizando, existindo também a opção de enviar automaticamente esta informação para os cuidadores, quando conectados aos respetivos sistemas de informação.
 
Outra vantagem fundamental desta aplicação é a ajuda na localização de pessoas que se perderam ou estão em risco de o fazer. Através do serviço “Perdi-me” o utilizador pode ligar ou enviar um SMS para uma pessoa de contato predefinida, pedindo ajuda para que seja possível alguém ir buscá-lo.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub