Mundo

Médio Oriente: negociações de paz retomadas

O processo de paz entre Israel e a Palestina, parado desde que Israel invadiu a faixa de Gaza no final de 2008, foi retomado no início desta semana. Os EUA assumem a posição de mediadores das negociações, com a presença do vice-presidente Joe Biden e
Versão para impressão
O processo de paz entre Israel e a Palestina, parado desde que Israel invadiu a faixa de Gaza no final de 2008, foi retomado no início desta semana. Os EUA assumem a posição de mediadores das negociações, com a presença do vice-presidente Joe Biden em Israel.

O anúncio foi feito pela própria Autoridade Nacional Palestiniana e confirmado pelo enviado-especial da Casa Branca, George Mitchell. A data de início das conversações ainda não está definida, mas o modelo de negociação indireta proposto pelos EUA poderá atenuar as divergências existentes entre israelo-palestinianas acerca das fronteiras entre a Cisjordânia e Israel.

Saeb Erekat, negociador palestino, espera um acordo nos próximos quatro meses. No entanto, o projeto israelita de alargamento dos colonatos de Ramat Schlomo, em Jerusalém-Este, poderá dificultar todo o processo.

Ainda assim, o vice-presidente da administração Obama continuará a sua visita de cinco dias a Israel, na tentativa de relançar as negociações de paz entre o Executivo de Benjamin Netanyahu e o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório