Em Destaque Saúde

Médicos portugueses partem para Moçambique para dar formação em cirurgia pediátrica

Uma equipa de cirurgiões portugueses vai deslocar-se a Moçambique de 10 a 18 de julho, com vista a dar formação prática de cirurgia pediátrica a alunos de Medicina de Moçambique, os quais já participaram numa formação de e-learning ministrada a partir de Portugal.
Versão para impressão
por redação

Com o objetivo de qualificar os serviços de saúde de Moçambique, a Health4MOZ em parceria com o Centro Académico Clínico ICBAS-CHP, o Serviço de Cirurgia Pediátrica do Centro Materno-Infantil do Norte e a Universidade do Porto, vai dar continuidade à ação de e-learning que decorreu até ao passado mês de maio, com a realização de uma formação prática na área da cirurgia pediátrica que será ministrada por médicos portugueses naquele país.

Esta missão visa formar estudantes pré-graduados relativamente a patologias cirúrgicas comuns, para que alunos e médicos recém-formados possam dar resposta às necessidades das crianças moçambicanas, procurando assim colmatar a lacuna existente no curso de Medicina, em que a formação ou estágio clínico em cirurgia pediátrica são inexistentes.

De acordo com Carla Rêgo, presidente da Health4Moz “os cirurgiões portugueses formarão 40 finalistas de medicina da Beira e de Nampula, bem como alguns docentes. Moçambique não tem formação em cirurgia pediátrica no currículo pré e pós-graduado, ou seja, nunca se ensinou na faculdade cirurgia pediátrica nem existe estágio clínico nesta área, sendo esta a primeira vez que tal matéria é lecionada”, explica.

Esta formação conta com a participação de cerca de 40 alunos, atualmente a frequentarem a disciplina de pediatria na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Lúrio (UniLúrio), em Nampula (norte do país) e no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, na Beira (centro do país).

Antes de iniciar a vertente prática, cada aluno teve a oportunidade de fazer um levantamento das necessidades locais da cirurgia pediátrica, através de um inquérito realizado a famílias das regiões de Nampula e Beira, permitindo assim saber, as reais carências no terreno, bem como adaptar a formação dos profissionais de saúde ao longo do tempo e assim poder dar resposta às exigências das crianças Moçambicanas.

A Health4Moz é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos. Tem como objetivo a conceção, execução e apoio de programas e projetos de cooperação para o desenvolvimento e de assistência humanitária em Moçambique nas áreas da saúde, incluindo educação, assistência médica, medicamentosa e alimentar. Desenvolve a sua atividade prioritariamente no âmbito da promoção da saúde da criança e da família no norte de Moçambique.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório