Saúde

Médicos de Gaia reimplantam mão com sucesso

Hermínio Ferreira, de 65 anos, amputou acidentalmente a sua mão direita enquanto cortava lenha com um machado mecânico. Contudo, os médicos do Hospital de Gaia conseguiram reimplantá-la com sucesso, numa operação de seis horas que vai garantir que He
Versão para impressão
Hermínio Ferreira, de 65 anos, amputou acidentalmente a sua mão direita enquanto cortava lenha com um machado mecânico. Contudo, os médicos do Hospital de Gaia conseguiram reimplantá-la com sucesso, numa operação de seis horas que vai garantir que Hermínio recupere a quase totalidade da sensibilidade e do movimento do membro.

O acidente ocorreu no dia 30 de junho, mas é possível que o paciente tenha alta já na próxima sexta-feira, dia 9 de julho. Tudo graças à pronta resposta do Hospital de Gaia, para onde Hermínio foi encaminhado, apesar de viver na zona de Coimbra.

“Foi uma amputação completa da mão direita. O corte foi relativamente limpo, o que é uma vantagem. O doente chegou-nos por volta das 18.30 e a operação começou às 23.30. Terminou às seis da manhã do dia 1 [de Julho]. O doente está bem e já tem movimento na mão”, explicou Horácio Costa, chefe da equipa que realizou o reimplante no Hospital de Gaia, em declarações ao Diário de Notícias.

O clínico deixa ainda um alerta para a população em geral acerca deste tipo de casos: “Os membros amputados nunca devem estar em contacto direto com o gelo. É importante que a população em geral saiba disso. O membro deve ser conservado a uma temperatura de cinco graus. Deve ser guardado dentro de um saco de plástico seco e limpo, que deve estar dentro de um outro com gelo”.

Ortopedistas, anestesistas e cirurgiões plásticos reuniram-se na cirurgia que vai garantir a recuperação de 80% da mobilidade e sensibilidade da mão do paciente. Hermínio vai poder fazer a sua vida normalmente, iniciando, daqui a três semanas, o programa de fisioterapia prescrito.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório