Saúde

Medicina: Estudo português vence prémio mundial

Um estudo sobre a abdominoplastia valeu a um grupo de investigadores do serviço de cirurgia plástica do Centro Hospitalar de São João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a conquista de um prémio internacional em Genebra, na Suíça.
Versão para impressão
Um estudo sobre a abdominoplastia valeu a um grupo de investigadores do serviço de cirurgia plástica do Centro Hospitalar de São João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a conquista de um prémio internacional em Genebra, na Suíça. O trabalho em causa foi distinguido com um “ISAPS Award” no âmbito do 21º Congresso Mundial da International Society of Aesthetic Plastic Surgery), que se realizou recentemente.
 
A abdominoplastia é “uma operação que elimina o excesso cutâneo e adiposo do abdómen e que permite tratar a deiscência dos músculos abdominais”, sendo um dos procedimentos mais frequentemente efetuados pelo serviço de plástica”, pode ler-se em comunicado. 
 
A investigação premiada traz uma “modificação técnica” da cirurgia que, segundo o documento, apresenta “vantagens muito significativas na recuperação, na redução de complicações e na redução de custos hospitalares”.
 
Outra das vantagens do estudo português, que incidiu sobre 160 doentes, está relacionada com a redução da incidência de complicações, hematomas e infeções, já que as conclusões obtidas mostram que é possível eliminar situações de longos períodos de internamento ou de uso de dreno por períodos prolongados.
 
O “LSNA-BCRF-ISAPS Award”, como é denominado o galardão científico, garante aos investigadores 5.000 dólares (cerca de 3.850 euros) e é atribuído por três fundações – a LSNA (Lipoplasty Society of North America), BCRF (Body Contouring Research Foundation) e ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ao melhor trabalho clínico na área.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório