Saúde

Medicamentos contra o HIV usados para prevenção

NULL
Versão para impressão
Dois estudos realizados em África confirmam que os medicamentos contra o vírus da Sida podem ser usados tanto para reduzir o risco de infeção como para tratar dos sintomas de quem já tem a doença.

Um dos testes foi realizado pela Universidade de Washington (EUA) e estudou cerca de cinco mil casais no Quénia e em Uganda, em que uma pessoa estava infetada e outra não.

Os parceiros saudáveis foram divididos em três grupos em que uns tomavam diariamente um medicamento para o HIV, outros uma combinação de dois medicamentos contra o mesmo vírus e outros um placebo (que não tem qualquer efeito no tratamento da doença).

A pessoa livre do vírus tomou diariamente um remédio para HIV (tenofovir), uma combinação de duas drogas contra o vírus (tenofovir e emtricitabina) ou um placebo.

Os resultados deram conta de uma diminuição em 62% das infeções no primeiro grupo e de 73% no segundo em comparação com aqueles que tomaram o medicamento falso.

O outro teste, levado a cabo pelos Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos, seguiu um procedimento idêntico, utilizando um universo de 1,2 mil homens e mulheres heterossexuais em HIV em Botsuana.

Divididos em três grupos, receberam diariamente uma única dose de medicação, ou uma combinação de medicamentos ou um placebo. Concluiu-se que os anti-HIV provocaram uma diminuição em 63% do risco de infeção

Outras pesquisas anteriores apontavam também para este tipo de resultados, pelo que estes dois estudos vieram a confirmar estas conclusões.

Mais um passo para a prevenção da Sida

Segundo a BBC, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está otimista com estes resultados, afirmando que estes podem ter um “impacto enorme” na prevenção da Sida.

“Este é um grande avanço científico que confirma o papel essencial que os remédios antirretrovirais devem desempenhar na resposta à Sida”, disse Michel Sidibé, diretor-executivo do Programa Conjunto da ONU para o HIV/Sida (Unaids).

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório