Ambiente Em Destaque Notícias

Mattias Goldmann vem a Portugal para a conferência inaugural do Greenfest

CEO do think-tank FORES (Forum for Reforms, Entrepreneurship and Sustainability) é considerado um dos suecos mais influentes.
Versão para impressão
A conferência inaugural do Greenfest, o maior evento de sustentabilidade realizado em Portugal, decorre na próxima quinta-feira, dia 28 de setembro, a partir das 9h30, no Centro de Congressos do Estoril.

“O papel dos cidadãos e empresas, na execução dos O.D.S. – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030” é o tema da conferência que traz a Portugal Mattias Goldmann, o líder do Fores – Forum for Reforms, Entrepreneurship and Sustainability. Um fórum que reúne 50 líderes empresariais no projeto 2030-secretariat que pretende eliminar os combustíveis fósseis no sector dos transportes dentro de 13 anos. Entre os parceiros deste projeto estão empresas como a BMW, a NISSAN, a Hyunday e a Scania mas também a E.On ou a Schneider Electric.

Nos 17 O.D.S. definidos pelas Nações Unidos para serem implementados até 2030 há um dedicado às energias renováveis e acessíveis, que pretende, entre outros, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.

Mattias Goldmann tem sido um dos maiores ativistas mundiais na defesa de energias limpas. É considerado um dos mais influentes oradores na área da sustentabilidade em todo o mundo e uma das vozes mais ouvidas na Suécia, o seu país de origem.

Suécia e Holanda são os países convidados desta edição do Greenfest.

A agenda de ação até 2030 das Nações Unidas contempla ainda objetivos no combate à pobreza, saúde, edução ou igualdade de género, entre outros. Da conferência inaugural do Greenfest estão ainda confirmados oradores com experiências de relevo nestas áreas como Artur Santos Silva, ex-presidente da Fundação Gulbenkian e actual Presidente da Fundação La Caixa, a investigadora Maria Mota, a secretária-geral do BCSD, Sofia Santos, o presidente da comissão executiva da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha,  e a presidente da associação Grace, Paula Guimarães.

O Greenfest começa a 28 de setembro e termina dia 1 de outubro.

Conta receber 20 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento.

A comemorar o décimo aniversário, o Greenfest mostra o que de melhor se faz em termos de sustentabilidade nas vertentes social, ambiental e económica.

A conferência inaugural no dia 28 marca o início de quatro dias cheios de atividades para promover e praticar as melhores práticas.

Para além da conferência inaugural é de destacar ainda dia 28 da parte da tarde a conferência “Economia Azul” a pretexto do Dia Mundial do Mar, que conta no painel de oradores com o diretor-geral da Direcção-Geral de Política do Mar, Fausto Brito e Abreu, o presidente do Oceanário de Lisboa, João Falcato, e o mentor do Greenfest, Pedro Norton de Matos, entre outros.

De notar ainda o evento Global Day do Green Destinations, sobre turismo sustentável e que decorre ao longo de dia 29.

Há ainda várias atividades quer nos espaços interiores quer no exterior, sendo que pela primeira vez os expositores do Greenfest vão ocupar os jardins do Casino do Estoril, até à marginal e à Fiartil. Entre as atividades que os visitantes podem realizar estão rastreios de saúde e inúmeras iniciativas na área de saúde e bem-estar, visitar um mercado de produtos biológicos, participar em showcookings, workshops de apicultura, compostagem, construção, tecelagem, artes e ofícios, eficiência energética, entre muitos outros, havendo também a possibilidade de testar automóveis elétricos e híbridos e fazer uma adoção responsável de animais.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório