Sociedade

Matosinhos: “Casa do Surdo” inaugura este sábado

NULL
Versão para impressão

Inaugura, este sábado, a Casa do Surdo, em Matosinhos. O projeto, pioneiro em Portugal, pretende dar apoio aos portadores de deficiência auditiva e promover a sua integração social.

“As pessoas com este tipo de deficiência podem recorrer [à Casa do Surdo] para obter vários tipos de apoio, nomeadamente formação em tecnologias de informação e comunicação, aprendizagem de língua gestual (para surdos e ouvintes), apoio aos deficientes auditivos portadores ou candidatos a portadores de implantes cocleares”, explicou, em comunicado, a autarquia.

Na Casa do Surdo, os associados, bem como os seus familiares, “terão todo o apoio necessário, no sentido de agilizar procedimentos que irão facilitar o seu dia-a-dia, procurando a sua adequada integração social”.

Este espaço pretende também “promover e desenvolver laços de amizade, entreajuda e companheirismo” entre todos.

Outros serviços

Além de acolher os serviços administrativos das três associações, este espaço conta também com uma sala polivalente para a dinamização de diversas atividades, uma biblioteca, uma sala de formação e um bar de apoio aos utentes da Casa.

A partir de 1 de outubro, a Casa do Surdo passará também a dispor de um centro de dia para idosos.

O projeto, da Câmara Municipal, teve o apoio da Associação de Apoio a Surdos de Matosinhos, da Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e da Associação Portuguesa de Apoio a Implantes Cocleares.

A Casa do Surdo está situada no edifício da antiga escola EB1 de Esposade, freguesia de Custóias, que foi cedido pela Câmara de Matosinhos, e será inaugurada este sábado, a partir das 15 horas.

[Notícia sugerida por Gonçalo Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório