Saúde

Maternidade mais antiga do país comemora 100 anos

A Maternidade Dr. Daniel de Matos (MDM), em Coimbra, é a mais antiga do país e celebra esta terça-feira 100 anos de existência com 180 mil partos no currículo e novos planos para o futuro.
Versão para impressão
A Maternidade Dr. Daniel de Matos (MDM), em Coimbra, é a mais antiga do país e celebra esta terça-feira 100 anos de existência com 180 mil partos no currículo e novos planos para o futuro.

A MDM está a planear a mudança das atuais instalações para o edifício central dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). O objetivo é rentabilizar recursos materiais e humanos que beneficiarão da aproximação física entre as várias especialidades médicas.

“Esta é uma maternidade que oferece todas as condições de segurança e de qualidade, mas queremos antecipar o futuro e necessidades futuras”, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração dos HUC, EPE, Fernando Regateiro.

De acordo com o Diário de Coimbra, a administração dos HUC investiu, no ano passado, cerca de 300 mil euros na maternidade para renovar o equipamento técnico do bloco de partos, adquirir modernos meios de electrocardiografia fetal e proceder à substituição de algumas camas de internamento.

“Temos de nos preparar para o futuro que, numa maternidade como esta, será sempre de um cada vez maior número de gravidezes de risco. As mulheres têm filhos cada vez mais tarde [a idade média do primeiro filho está já nos 29 anos], há mulheres que têm doenças crónicas e outras, mas que já conseguem hoje engravidar e levar a sua gravidez até ao termo, exigindo, no entanto, cuidados complexos e uma segurança acrescida”, declarou o mesmo responsável.

O primeiro registo de nascimento nos Hospitais da Universidade de Coimbra data de 1902. Só em 1911 é que seria oficialmente criada a maternidade de Coimbra, atual maternidade Dr. Daniel de Matos.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub