Ciência

Matemático português recebe bolsa de 1ME

NULL
Versão para impressão

O matemático português André Neves acaba de receber uma bolsa internacional para jovens investigadores da área científica no valor de um milhão e cem mil euros. Esta foi a primeira vez que um português foi agraciado com o prémio atribuído pelo Concelho Europeu de Investigação. Quatro mil investigadores concorreram a esta bolsa.

André Neves vai receber a quantia de um milhão e cem mil euros para criar a sua própria equipa e começar a desenvolver a sua pesquisa independente na Europa. A ERC Starting Grant é atribuída todos os anos a investigadores de excelência europeus.

Além de André Neves, a trabalhar neste momento no Departamento de Matemática Pura do Imperial College de Londres, concorreram mais de quatro mil investigadores à procura de financiamento para os seus projetos. 

O trabalho premiado tem o nome de ” “Curvatura escalar positiva e fluxos de curvatura média Lagrangianos”. Incide sobre a análise geométrica, como forma de “encontrar respostas para a questão da existência de superfícies mínimas, objetos clássicos em matemática que são estudados há mais de 250 anos, em espaços para além do Euclideano”, lê-se no comunicado divulgado esta quarta-feira pela Associação Portuguesa de Matemática.

Para André Neves a atribuição de um Starting Grant vai ter um impacto positivo no meio científico português e na sua própria formação. “Com esta bolsa tenho fundos para aceitar alunos para fazerem o doutoramento comigo no Imperial College of London e teria o maior gosto em aceitar um aluno português com aptidões excecionais na matemática”, disse em comunicado.

Nos próximos, o investigador pretende desenvolver alguns eventos científicos no seu país natal.

André Neves formou-se no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e terminou o mestrado em matemática na Stanford University, nos Estados Unidos. Esta não foi a primeira bolsa que recebeu. A Fundação Calouste Gulbenkian tinha já premiado o português, assim como outras instituições estrangeiras, como a National Science Foundation, da Clay Mathematics Institution.

[Notícia sugerida por Bruno Melo]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório