Cultura

Matemática: Programa de TV luso premiado no Brasil

O programa televisivo português "Isto é Matemática", emitido aos sábados pela SIC Notícias, acaba de ser distinguido no Brasil. O professor Rogério Martins, que apresenta o programa, vai receber o prémio esta segunda-feira no Rio de Janeiro.
Versão para impressão
O programa televisivo português “Isto é Matemática”, emitido aos sábados pela SIC Notícias, acaba de ser distinguido no Brasil. O professor Rogério Martins, que apresenta o programa, vai receber o prémio esta segunda-feira no âmbito da Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência 2013, que decorre naquele país até ao próximo dia 3 de Novembro.
 
De acordo com um comunicado da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o programa conquistou o prémio “Homenagem Especial VerCiência 2013”, criado para galardoar programas que se destacam pela “excelência”, “apresentando tópicos da Matemática de forma atraente e divertida”.
 
Desde há um ano que o “Isto é Matemática” tem ajudado os portugueses a “encontrar matemática em tudo o que os rodeia, de uma forma clara e divertida”, sublinha a SPM, que se congratula com o facto de “à boa aceitação do público nacional” vir agora juntar-se este reconhecimento de além-fronteiras.
 
O prémio vai ser entregue ao apresentador do “Isto é Matemática”, Rogério Martins, na cerimónia de abertura daquela mostra internacional, que acontece esta segunda-feira no Rio de Janeiro. Para o professor de matemática, é “uma grande honra receber este reconhecimento do outro lado do Atlântico, principalmente tendo em conta a lista de anteriores homenageados, como a BBC ou David Attenborough”.
 
Citado pela SPM, Rogério Martins defende que esta distinção “é uma prova de que vale a pena arriscar em televisão numa área aparentemente tão árida e mal-amada como é a Matemática, e ainda por cima apresentá-la de uma forma inovadora”.
 
Além de receber este galardão, o “Isto é Matemática” vai estar também em destaque na programação da mostra VerCiência 2013, que promove a divulgação de programas televisivos sobre ciência produzidos em todo o mundo e a discussão de estratégias de divulgação científica junto do grande público, através da televisão e de outros meios audiovisuais. 

Ministro da Educação comentou distinção ao programa
 

O prémio brasileiro atribuído ao programa, promovido pela SPM, com produção da Sigma 3, e apoio do COMPETE, da Agência Ciência Viva e do QREN/FEDER, mereceu uma palavra de apreço por parte do ministro da Educação, Nuno Crato.
 
Para o governante, que se manifestou em comunicado, a distinção é “mais um testemunho da divulgação científica que se tem desenvolvido em Portugal”. Segundo Nuno Crato, o prémio representa “um contributo importante para a atração de jovens a carreiras científicas e técnicas e um apoio ao ensino das ciências”.

Clique AQUI para aceder ao arquivo do programa “Isto é Matemática”, onde poderá rever, online, todos os episódios.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub