Ciência

Marte: oceano pode ter coberto superfície

Um estudo publicado este domingo pela revista científica Nature Geoscience indica que um terço da superfície do planeta Marte poderá ter sido um vasto oceano, há 3,5 mil milhões de anos. O estudo integra dados recolhidos nas missões de observa
Versão para impressão
[Foto: © NASA / JPL-Caltech / University of Arizona]

Um estudo publicado este domingo pela revista científica Nature Geoscience indica que um terço da superfície do planeta Marte poderá ter sido um vasto oceano, há 3,5 mil milhões de anos. O estudo integra dados recolhidos nas missões de observação em Marte efetuadas pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

A investigação foi realizada por Gaetano Di Achille e Bryan Hynek, da Universidade de Colorado (EUA), que analisaram dados de 52 depósitos sedimentares de “deltas” e a rede de vales de antigos rios que irrigavam a superfície de Marte.

Segundo o comunicado divulgado pela Universidade de Colorado, mais de metade desses depósitos “marcavam provavelmente os limites do suposto oceano, porque todos estavam situados sensivelmente à mesma altitude”. 29 dos 52 depósitos estariam ligados ao antigo oceano de Marte ou às águas subterrâneas que alimentavam este oceano e vários grandes lagos adjacentes.

Bryan Hynek era já autor de um outro estudo publicado no Journal of Geophysical Research (Planets) que documenta a identificação de cerca de 40 mil vales de antigos rios no planeta vermelho, que seriam a fonte dos sedimentos acumulados nos deltas.

Por isso, o investigador crê que “Marte tinha provavelmente um ciclo hidrológico global semelhante ao da Terra, com chuva, formação de nuvens, acumulação de gelo e águas subterrâneas”, explica, citado pela AFP.

“Se a vida aparecer um dia em Marte, os deltas poderão ser a chave para revelar o passado biológico marciano”, acrescentou o investigador Gaetano Di Achille.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório