Ciência

Marte: ESA apresenta provas de antigo oceano

A Agência Europeia Espacial (ESA) anunciou, esta segunda-feira, ter encontrado "fortes evidências" de que um oceano cobriu parte da superfície de Marte.
Versão para impressão

A Agência Europeia Espacial  (ESA) anunciou, esta segunda-feira, ter encontrado “fortes evidências” de que um oceano cobriu parte da superfície de Marte. Os cientistas continuam, no entanto, à procura de provas de que, alguma vez, tenha existido vida no planeta.

 Desde 2005 que o radar MARSIS tem recolhido dados do planeta, que foram analisados, durante mais de dois anos, pela equipa de Jérémie Mouginot, do Instituto de Planetologia e de Astrofísica de Grenoble (IPAG) e da Universidade da Califórnia.

Agora, os investigadores descobriram que as planícies do Hemisfério Norte de Marte estão cobertas por um material de baixa densidade. “É uma forte indicação de que já houve aqui um oceano”, afirma Jérémie Mouginot no comunicado da ESA.

 A origem da formação dessa massa de água continua a não ser explícita, mas acredita-se que pode ter sido originada há quatro mil milhões de anos, quando Marte apresentava condições meteorológicas mais amenas, ou há três mil milhões, quando a camada de gelo da superfície derreteu após um grande impacto.

 “O radar MARSIS penetrou profundamente no solo, revelando os primeiros 60-80 metros de subsolo do planeta”, afirmou Wlodek Kofman, líder da equipa de radar no IPAG, para a ESA. “Ao longo de toda esta profundidade, vê-se a evidência de material sedimentar e gelo”, continuou.

Por enquanto, os cientistas acham improvável que o oceano tenha tido tempo suficiente para permitir o desenvolvimento de vida e asseguram que, para encontrar provas da mesma, terão que recuar a épocas ainda mais antigas da história desse planeta.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da ESA.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório