Cultura

Maria Teresa Horta vence Prémio D. Dinis

O Prémio Literário D. Dinis foi atribuído, esta quinta-feira, por unanimidade à escritora Maria Teresa Horta, pelo romance "As Luzes de Leonor".
Versão para impressão
O Prémio Literário D. Dinis foi atribuído, esta quinta-feira, por unanimidade à escritora Maria Teresa Horta, pelo romance “As Luzes de Leonor”.

A Fundação Casa de Mateus atribui, desde 2008, o galardão no valor de 7500€ a uma obra literária (de poesia, ensaio ou ficção) publicada no ano anterior ao da atribuição do prémio.

Nesta edição, o júri foi composto pelos escritores Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral.

“As Luzes de Leonor”, lançado em 2011 pela editora Dom Quixote, é um romance sobre a vida da marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre (1750-1839), neta dos marqueses de Távora e mulher de grande importância na história literária e política de Portugal no período conhecido como “O Século das Luzes”.

Maria Teresa Horta é neta em quinto grau de Leonor de Lorena, também esta autora de uma vasta obra poética, parte dela ainda publicada em vida.

Nascida em 1937, em Lisboa, Maria Teresa Horta formou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi jornalista e ativista do Movimento Feminista de Portugal, juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, com quem escreveu o livro “Novas Cartas Portuguesas”.

“Amor Habitado” (1963), “Ana” (1974) e “O Destino” (1997) são alguns dos mais de vinte títulos já publicados pela autora.

Em 2010, o Prémio D. Dinis foi atribuído a João Barrento pelo livro “O Género Intranquilo. Anatomia do Ensaio e do Fragmento”. No entanto, desde a criação do galardão, já foram distinguidos, entre outros, outros escritores de renome como Agustina Bessa Luís, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen e os historiadores Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório