Literatura

Maria João Ruela partilha viagens em livro

NULL
Versão para impressão

Com as férias de verão a aproximar-se, a Esfera dos Livros deixa uma boa sugestão para quem gosta de viajar. “Viagens Contadas”, da jornalista Maria João Ruela, resulta da grande paixão da autora pelas viagens. Não as viagens do turismo de massas, mas aquelas feitas sem guia, na companhia daqueles que mais preza, ao sabor do seu tempo, da vontade e da curiosidade.

Sempre que viaja, Maria João Ruela faz-se acompanhar do seu caderno de notas, onde vai apontando todas aquelas pequenas coisas que a marcam. Da Patagónia ao Nepal, passando por Marrocos, Noruega e Ucrânia, entre outros destinos, este livro leva-nos a locais longínquos, de incrível beleza e através dele podemos partilhar os sentimentos mais profundos que cada uma destas viagens lhe marca na sua alma.

No seu caderno, a jornalista vai anotando tudo o que os olhos registam, lugares que encontra perdidos no mapa e que lhe marcam a alma, paisagens que a deixam sem fôlego, o preço de um café em determinado canto do Mundo, o nome de um vinho que acompanha uma refeição especial, as pessoas com que se cruza, as palavras trocadas.

Cada uma das suas viagens, feitas sem guia, ao sabor da vontade e da curiosidade, tem personagens próprias, cheiros e sabores, sentimentos e emoções. Convidamo-lo a viajar ao longo destas páginas para conhecer Juana, uma mulher bonita e vistosa, que em Punta Arenas, Chile, aluga 12 quartos decorados em estilo art noveau e serve cafés a viajantes perdidos.

Armad, o pastor que apareceu no meio dos Pirenéus, como um autêntico salvador, quando se abatia um autêntico dilúvio de proporções bíblicas. A Xana e o Nuno companheiros de viagem em autocaravana pela Noruega. Ou, Porter, um rapaz de pele escura e cabelo liso sem jeito, um aspirante a guia que, no Nepal, se tornou carregador e companheiro de esforço.                                                                                        

Sobre a autora

Maria João Ruela tem 41 anos e é jornalista e pivot da SIC. Pivot de informação desde 1998, Coordenadora de informação desde 2005, assumiu as funções de Editora-Executiva desde 2007. Sempre viajou, em férias ou em trabalho. Fez reportagens em acontecimentos internacionais e em 2003 foi ferida em trabalho no Iraque, quando acompanhava a missão da GNR no país.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório