Inovação e Tecnologia

“Maria”, a robô doméstica portuguesa

A Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu um robô capaz de desempenhar algumas tarefas domésticas, nomeadamente apanhar sacos e restos de lixo e transportar objetos pela casa. "Maria" viaja até à Singapura, onde irá competir no campeonato mundial
Versão para impressão
A Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu um robô capaz de desempenhar algumas tarefas domésticas, nomeadamente apanhar sacos e restos de lixo e transportar objetos pela casa. “Maria” viaja até à Singapura, onde irá competir no campeonato mundial de robótica, a RoboCup, entre 19 e 25 de junho.

A robô “Maria” executa ordens verbais e está programada para dizer o próprio nome e características pessoais, revelou o investigador Fernando Ribeiro, da Escola de Engenharia da UMinho, em declarações à agência Lusa.

Na competição mundial de robótica na Singapura, a equipa da UMinho vai participar na categoria RoboCupHome: “O principal objetivo [da prova] é o de colocar robôs a realizar tarefas caseiras e começar a ambientar os cidadãos para a ideia de terem robôs no seu lar”, explicou Fernando Ribeiro à Lusa.

Para que o público possa observar melhor as capacidades de cada robô em prova, a organização monta um modelo habitacional de paredes mais baixas com as divisões habituais e a respetiva mobília.

Os professores Fernando Ribeiro e Gil Lopes juntam-se aos alunos DAvide Oiveira, Fátima Gonçalves, João Costa e Júlio Rodrigues para competirem contra outras 25 equipas qualificadas para a prova. EUA, Austrália, Alemanha, Japão, Holanda, China, Chile, Irão, México, Singapura, Taiwan e Tailândia são outros dos países representados.

“Maria” ou “MARy” (Minho Autonomous Robot) chega à Singapura vestida a rigor, com roupas desenhadas por Inês Amaral, do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho.

[Notícia sugerida pela utilizadora Sara Saraiva]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório