Ambiente

Margem Sul: 18 milhões para limpar os solos

Até ao final de 2011 serão retiradas 219 mil toneladas de resíduos tóxicos dos terrenos da siderurgia nacional, no Seixal, e da Quimiparque, no Barreiro, noticia o Correio da Manhã. A medida vai implicar um investimento de 18 milhões de euros que
Versão para impressão
Até ao final de 2011 serão retiradas 219 mil toneladas de resíduos tóxicos dos terrenos da siderurgia nacional, no Seixal, e da Quimiparque, no Barreiro, noticia o Correio da Manhã. A medida vai implicar um investimento de 18 milhões de euros que serão financiados, em 70 por cento, pela União Europeia.

O ministério do Ambiente vai aplicar 18 milhões de euros no projecto de descontaminação e requalificação dos solos da Siderurgia Nacional (Seixal) e da Quimiparque (Barreiro). Deste valor a União Europeia vai financiar 70 por cento, o equivalente a 12,6 milhões, noticia o Correio da Manhã.

Até ao final do próximo ano, serão retiradas dos dois terrenos 219 mil toneladas de resíduos, dos quais 30 700 são considerados perigosos, disse uma fonte do ministério do Ambiente e Ordenamento do Território ao Correio da Manhã.

“O concurso internacional já está em marcha. Esta operação vai permitir descontaminar 876 hectares”, disse a mesma fonte, revelando que a retirada de 154 mil toneladas de resíduos da antiga Siderurgia Nacional estará concluída no primeiro trimestre de 2011.

“Já a remoção de 65 mil toneladas da Quimiparque estará pronta até ao final de 2011. A operação está a ser gerida pela EGF, empresa do universo empresarial do ministério do Ambiente, em articulação com os donos dos terrenos”, acrescentou a fonte citada pelo Correio da Manhã.

A limpeza dos terrenos insere-se no projecto ´Arco Ribeirinho Sul´, que abrange ainda a Margueira (Almada). Quando este projecto de requalificação foi apresentado, em 2009, o Governo anunciou um investimento de 520 milhões de euros e a criação de 55 mil postos de trabalho. O tempo de execução previsto foi de 15 anos para a Margueira, 12 para a Siderurgia e 18 para a Quimiparque.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório