Fitness & Bem-estar

Marca portuguesa cria banco feito de pneu triturado

Atenta às questões ambientais, a marca portuguesa Botaca acaba de lançar no mercado um banco com um design moderno e ergonómico, cujo assento é feito de borracha de pneu triturada.
Versão para impressão
Atenta às questões ambientais, a marca portuguesa Botaca acaba de lançar no mercado um banco com um design moderno e ergonómico, cujo assento é feito de borracha de pneu triturada. Esta é a última aposta da empresa do designer Manuel Bastos que, recentemente, criou também um sofá feito de cortiça.
 
por Patrícia Maia
 
Flávia Bastos, arquiteta da Botaca, explica ao Boas Notícias que o banco Elliot é fruto da aposta da empresa em criar “coleções sustentáveis mais amigas do ambiente”. Graças à colaboração de “dois designers que estão a estudar este material aglomerado, Manuel Bastos desenhou este banco que é muito confortável e resistente”, acrescenta a responsável.
 
Este banco com formato anatómico está disponível em diversas cores e pode separar-se dos pés, o que o torna muito versátil e fácil de arrumar. Aliás, diz Flávia, é até possível comprar apenas o assento do banco Elliot, sem os pés, se o cliente quiser adaptar esta base de borracha, por exemplo, a uma bancada. O banco Elliot, completo, está disponível por cerca de 280 euros.
 

Ainda na linha de mobiliário sustentável, a Botaca criou o sofá Algodão Doce (ver vídeo acima), cuja estrutura é totalmente feita de cortiça. “Quisemos usar a cortiça porque, ao contrário da madeira, é um material que não implica o abate das árvores, além de ser muito versátil”, explica Flávia Bastos.
 
Este sofá, disponível em diversos modelos e dimensões, é extremamente leve e, por ser composto por módulos de cortiça expandida, pode ser facilmente desmontado e transportado. Garantindo o conforto, o sofá vem equipado com um colchão e almofadões de penas de ganso, sendo que a capa exterior, para tapar a cortiça, é opcional.

O Algodão Doce, à venda a partir de 2.250 euros, é ainda, personalizável: as capas de linho ou algodão dão-lhe uma aparência mais confortável, de interior, enquanto a versão despida, com a cortiça à mostra, sugere um ambiente de exterior.

sofa

A Botaca foi escolhida para mobilar a sede da Microsoft, em Lisboa, com sofás Donut e DomLego (na foto)

Com sede em Vila Nova de Pioares, a Botaca tem um ‘showroom’ na Av. 24 de Julho, em Lisboa, mas não vende diretamente ao público, trabalhando sobretudo com arquitetos e designers na área da decoração de interiores, embora esteja representada em algumas lojas.
 

Entre os projetos recentes em que a empresa colaborou, Flávia destaca o espaço da Microsoft, no Parque das Nações, cujos escritórios e áreas comuns foram decorados com os sofás modulares Donut e DomLego, bem como a colaboração com a novela “Dancing Days” para a qual a Botaca forneceu mesas, cadeiras e sofás.
 
A Botaca surgiu há cerca de 20 anos, pela mão de Manuel Bastos que decidiu dar continuidade e expandir o negócio de família, anteriormente ligado aos estofes de automóveis. Neste momento, a empresa emprega cerca de 10 pessoas e começou, recentemente, a vender para o estrangeiro, sobretudo para França e Espanha.

Clique AQUI para visitar o site da empresa e AQUI para aceder ao Facebook.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub