Negócios e Empreendorismo

Máquina caseira transforma óleo em biocombustível

A empresa britânica Oilybits desenvolveu um equipamento que permite produzir biocombustível em casa, a partir de óleos alimentares. O produto final pode ser utilizado em qualquer motor a diesel.
Versão para impressão
A empresa britânica Oilybits desenvolveu um equipamento que permite produzir biocombustível em casa, a partir de óleos alimentares. O produto final pode ser utilizado em qualquer motor a diesel.

Além do Reino Unido, estas máquinas já são utilizadas em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Contactada pelo Boas Notícias, a empresa adianta que a máquina ainda não está à venda em Portugal mas pode ser encomendada a partir do site da OlyBits com um custo de envio de 80 euros.
 

O processo de funcionamento é relativamente simples, embora a sua instalação exija algum espaço para montagem do equipamento (por exemplo um canto de uma casa de banho).

Depois de todo o equipamento estar a funcionar, o óleo alimentar (usado ou não) passa, durante duas horas, por uma espécie de aspirador profissional que o transforma em combustível para o carro.

 
Desenvolvida pelo britânico Adrian Henson, líder da Oilybits, a processadora é capaz de transformar, em cada utilização, entre 60 a 120 litros de óleo em biodiesel.

O equipamento transformador ronda os 470 euros e o produto final pode ser utilizado em qualquer motor convencional a diesel, por um custo de 30 cêntimos cada 3,7 litros.

 
Só quando o Governo britânico deixou cair a proibição de fabrico caseiro de combustível, em 2007, é que o projeto teve pernas para andar. Hoje, a lei britânica permite que se produza até 2.500 litros de combustível por ano, em casa, sem pagar taxas, o que permitiu o rápido crescimento do mercado no país.
 

Clique AQUI para aceder ao site oficial da Oilybits.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub