Ambiente

Mais de 750 mil espécies na Enciclopédia da Vida

NULL
Versão para impressão
Mais de 750 mil páginas com informações sobre as diversas espécies do nosso planeta integram a versão online 2.0 da Encyclopedia of Life (Enciclopédia da Vida, em português), lançada esta semana. A intenção, explica a organização, é pôr o conhecimento ao alcance de todos e promover a conservação das espécies.

Animais, plantas, fungos, bactérias e muitas outras formas de vida mais ou menos conhecidas. Todas têm espaço na gigantesca base de dados que o portal Encyclopedia of Life  (EOL) acaba de atualizar.

O portal foi lançado em 2007 pelo biólogo norte-americano Edward O. Wilson com o “ambicioso objetivo de criar uma página para cada espécie do planeta”, lê-se na apresentação do projeto.

Atualmente, a EOL afirma ter catalogado cerca de 1/3 das espécies conhecidas e, a cada dia, novas espécies são registada uma vez que esta enciclopédia online funciona num sistema semelhante à Wikipedia, convidando os utilizadores da comunidade a contribuir com conteúdos.

Nas suas páginas, a EOL reúne fontes oficiais vindas de museus, sociedades científicas, especialistas e bancos de dados, entre outros. O acesso é livre e inclui vídeo, som, imagens, gráficos, bem como textos.

Atualmente, a EOL tem versões em inglês, espanhol e árabe mas há planos para se incluir no futuro o português.

Clique AQUI para consultar a Enciclopédia da Vida.

[Notícia sugerida por Vítor Caixeiro e Vera Rainho]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório