Ambiente

Mais de 30 baleias resgatadas na Nova Zelândia

Um grupo de proteção animal salvou mais de 30 baleias que estiveram em terra durante dois dias na Nova Zelândia, depois de um arrojamento.
Versão para impressão
Um grupo de proteção animal salvou mais de 30 baleias que estiveram em terra durante dois dias em Farewell Spit, na Nova Zelândia, depois de um arrojamento que ocorreu no início da semana.
 
As 33 baleias-piloto faziam parte de um grupo de 99 animais que deram à costa na zona de Golden Bay. Esta quarta-feira, os voluntários do grupo Project Jonah conseguiram ajudá-las a encontrar o caminho certo para voltarem às águas profundas. Cerca de 40 acabaram por regressar autonomamente. 
 
“Não estão a mover-se depressa, mas parecem estar a tomar um caminho consistente. Temos uma embarcação a segui-las e vamos fazê-lo durante a noite enquanto for possível”, disse John Mason, do Departamento de Conservação Animal, ao jornal New Zealand Herald.
 
Durante os dois dias em que estiveram na praia, mais de 200 voluntários do Project Jonah, uma associação de resgate, trabalharam para mantê-las confortáveis e molhadas. 
 
“Estas pessoas fizeram um trabalho extraordinário. Debateram-se com condições desafiantes na praia, poucas horas de sono e grande tristeza” devido à impossibilidade de não salvarem todo o grupo, sublinhou Kimberly Muncaster, diretora executiva do Project Jonah.
 
Muncaster acrescentou que as baleias salvas estão a fazer bons progressos pelo que as previsões são positivas. “Estão a nadar muito bem em conjunto. Deixámo-las numa boa posição e elas já se afastaram cerca de 4 quilómetros da costa, pelo que podem nadar livremente”, contou. 
 
Em consequência do arrojamento, 36 baleias acabaram por morrer e seis desapareceram. Porém, o resto do grupo foi salvo com sucesso. “Obviamente não estão nas melhores condições, mas penso que têm energia suficiente para nadar e hoje parecem ter mais motivação do que ontem”, concluiu a responsável.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório