Saúde

Mais de 200 bebés alimentados pelo Banco de Leite

NULL
Versão para impressão
Mais de 200 crianças foram alimentadas graças ao Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC). A informação é do próprio hospital, que revelou ao Diário de Notícias estes dados numa altura em que se comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno.
 
O leite materno é o alimento mais saudável para um bebé. No entanto, algumas mães não conseguem amamentar. Para resolver estas situações, a Maternidade Alfredo da Costa criou um banco de recolha e doação de leite humano. 
 
O Banco de Leite Humano já existe há dois anos e promoveu a alimentação a mais de 200 bebés. Segundo um comunicado desta organização, a iniciativa “tem por objetivo a promoção do aleitamento materno e a recolha, processamento, controlo e distribuição de leite de dadoras saudáveis”. Tanto o processo de doação de leite como a sua distribuição são gratuitos. 
 
O Leite Humano Pasteurizado é utilizado na nutrição de recém-nascidos muito prematuros ou com doenças do aparelho digestivo, se não houver leite da própria mãe ou este não for suficiente.
 
Segundo o mesmo comunicado, “quando comparado com o leite artificial para prematuros, o leite humano pasteurizado reduz em cerca de 30% (1/3) o risco de enterocolite [infeções intestinais] e em 5 vezes o risco de intolerância alimentar”.
 
Quem pode ser doador

Qualquer mãe pode doar leite desde que esteja “amamentar de modo exclusivo o próprio filho, nascido há menos de 6 meses, com aumento de peso do bebé normal e noção de excedente de leite; Saudável, não fumadora, não consumidora habitual de medicamentos nem produtos de ervanária, sem hábitos ou comportamentos de risco; Com boas condições higiénicas no domicílio, acesso fácil a congelador e aceitar as regras e procedimentos do Banco de Leite da MAC”.

 
A recolha é feita com bomba elétrica para recipientes esterilizados especiais de plástico. O leite fica congelado em casa da dadora até ser recolhido por uma empresa que o transporta para o Banco de Leite.
 
Uma semana dedicada ao Aleitamento Materno
 
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema “Fala comigo! Amamentação – uma Experiência a 3 dimensões”, decorre de 1 a 7 de agosto e é uma iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA).

Este tema trata da importância da comunicação, a vários níveis e entre diferentes setores, no apoio ao Aleitamento Materno. A WABA alerta assim para os benefícios da partilha de experiências e de conhecimentos no apoio ao Aleitamento Materno.

Estes dias comemoram ainda o vigésimo aniversário da Declaração de Innocenti que, elaborada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e a UNICEF,  promove a proteção, a promoção e o apoio do aleitamento materno a nível mundial.

Clique AQUI para aceder ao site da World Alliance for Breastfeeding Action  e AQUI para visitar a página das dadoras do Banco de Leite da Maternidade Alfredo da Costa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório