Ciência

Maior telescópio do mundo poderá ter cunho luso

NULL
Versão para impressão
Portugal poderá participar na construção do maior telescópio do mundo, que vai entrar em funcionamento no Chile a partir de 2018. O anúncio foi feito por Emir Sirage, um responsável da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Para incentivar esta participação realiza-se hoje em Lisboa um encontro, promovido pela FCT, que juntará elementos do Observatório Europeu do SUL (ESO) e responsáveis da indústria e de institutos de investigação e desenvolvimento portugueses.

Em declarações à Lusa, Emir Sirage explicou que o objetivo é estimular a indústria portuguesa a fazer parte da “construção e manutenção das infraestruturas dos telescópios do ESO, tendo em vista, nomeadamente, projetos futuros como a construção do maior telescópio ótico/infravermelho do mundo”.

O que se pretende é que as empresas portuguesas se candidatem aos vários processos de construção deste telescópio sendo, para tal, pagas através do orçamento do ESO. Assim, será possível dar a conhecer a indústria nacional e mostrar que esta tem capacidade de fornecer os serviços necessários.

“Não queremos que Portugal fique fora desta corrida”, admitiu Sirage, acrescentando que estão previstas 50 participações lusas: 30 empresas e 20 unidades e investigação.

O maior telescópio do mundo

O telescópio em questão é o E-ELT: European Extremely Large Telescope, um aparelho de grandes dimensões projetado para a nova geração de telescópios do Observatório Europeu do Sul que irá permitir observar o universo com ainda mais detalhe do que o Telescópio Espacial Hubble.

Prevê-se que seja capaz de detetar planetas semelhantes à Terra e de fornecer imagens de planetas com características como as de Júpiter. Além disso, possibilitará medir de forma direta a aceleração da expansão do Universo.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório