Cultura

Maior biblioteca juvenil do mundo compra livros lusos

Trinta livros infanto-juvenis portugueses foram recentemente adquiridos pela Biblioteca Internacional da Juventude, na Alemanha, considerada a maior do mundo.
Versão para impressão
30 livros infanto-juvenis portugueses foram recentemente adquiridos pela Biblioteca Internacional da Juventude, na Alemanha, considerada a maior do mundo na área com cerca de 600 mil títulos.
 
A escolha das obras portuguesas aconteceu durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha que aconteceu em Itália no passado mês de Março e da qual Portugal foi o país convidado, como noticiou, à data, o Boas Notícias.
 
Jochen Weber, um dos responsáveis da biblioteca, confessou, em declarações à agência Lusa, ter ficado “muito satisfeito com a seleção” das obras que passarão a integrar o arquivo e que considera serem “um bom apoio para reforçar a presença de livros portugueses” que já alberga.
 
Todos os livros escolhidos foram editados entre 2010 e 2012. Entre os 30 títulos adquiridos estão textos de Alexandre Honrado, Manuel António Pina, António Mota, Luísa Dacosta, José Jorge Letria, António Torrado, Eugénio Roda, Amadeu Batista e ainda obras ilustradas por Cristina Valadas, João Vaz de Carvalho, José Feitor, Marta Madureira e Tiago Manuel.
 
A estas obras juntam-se ainda “Oinc! A História do Príncipe Porco”, escrita por Isabel Minhós Martins a partir de um conjunto de litografias de Paula Rego bem como “Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações” e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, uma edição recente com ilustrações de Tiago Albuquerque e Adriano Lameira.
 
Segundo informações adiantas por Jochen Weber à Lusa, a Biblioteca Internacional da Juventude, que funciona num castelo em Munique, nasceu em 1949 e, desde então, tem vindo a constituir um arquivo com literatura infanto-juvenil proveniente de todo o mundo.
 
De realçar que, à margem desta escolha, a biblioteca divulgou, no início do ano, a lista de livros selecionados de 2012, na qual figuravam dois livros portugueses: “A Manta”, de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, e o romance Meia Hora para mudar a minha vida”, de Alice Vieira.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório