Cultura

Mafra: UE premeia restauro dos órgãos do Convento

O restauro dos órgãos da basílica do Convento de Mafra recebeu um dos prémios do concurso Europa Nostra, na categoria de "Conservação".
Versão para impressão
O restauro dos órgãos da basílica do Convento de Mafra recebeu um dos prémios do concurso Europa Nostra, na categoria de “Conservação”. O Prémio União Europeia de Património Cultural foi ainda atribuído ao complexo da Sinagoga Portuguesa, em Amesterdão, na Holanda.
 
A primeira fase do concurso da organização não-governamental Europa Nostra selecionou 28 vencedores entre 226 candidaturas de 31 países europeus.
 
Portugal conseguiu um troféu na primeira categoria, através do projeto de restauro dos seis órgãos da basílica do convento de Mafra, orientado pelo mestre organeiro Dinarte Machado.
 
Também na área da Conservação foram distinguidos três projetos da Grécia e da Espanha, dois do Reino Unido e um na Holanda – a Sinagoga Portuguesa -, na Alemanha, Bélgica, Lituânia, Roménia e Turquia. 
 
A Europa Nostra distinguiu igualmente três projetos na área de Investigação:  o “Protocolo Inovador para a Conservação das Pinturas em Tela”, apresentado  pela França, um estudo sobre o Código Botânico do Altar da Paz de Augusto,  em Roma, e o estudo do Restauro do Palácio Nolla, em Meliana, na comunidade  espanhola de Valência. 
 
Na terceira categoria, “Contribuição exemplar de um indivíduo ou grupo”  foram distinguidos a Fundação Cultural do Grupo Bancário Piraeus, da Grécia,  o Paraschiva Kovacs, de Satu Mare, da Roménia, a iniciativa “Allianoi” e  Ahmet Yaras, da Turquia, e a Sociedade de Proteção dos Edifícios Antigos,  do Reino Unido. 
 
Na quarta categoria, “Educação, formação e sensibilização”, foram distinguidos  cinco projetos representantes da Dinamarca, Finlândia, França, Noruega e  Reino Unido. 

Cerimónia de entrega dos prémios no Mosteiro dos Jerónimos

 
Os troféus serão entregues no dia 1 de Junho, numa cerimónia que tem este ano lugar no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. No mesmo evento, que decorre no âmbito do Congresso anual do Património Europeu, serão divulgados os seis Grandes Vencedores finais do concurso, que vão receber 10 mil euros.
 
Na cerimónia vão estar presentes o Presidente da República, Aníbal Cavaco  Silva, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso e o  presidente da Europa Nostra Plácido Domingo. 
 
A Europa Nostra representa 250 organizações não-governamentais e sem  fins lucrativos, de mais de 50 países europeus, e conta com o apoio de mais  de 150 membros associados representativos de organismos públicos e privados,  e 1.500 membros individuais.  
 
Os prémios são financiados pelo Programa Cultural da União Europeia, que investiu cerca de 30 milhões de euros no cofinanciamento de projetos ligados ao património desde 2007.

Para saber mais sobre os prémios clique AQUI.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Sofia Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório