i9magazine

Mafalda Ribeiro: A voz da inclusão

Versão para impressão

Oradora motivacional, com certificação em Coaching, Mafalda Ribeiro assume uma voz ativa contra a exclusão social, tendo uma crónica sobre inclusão na Bolsa de Especialistas da Visão Online. Já na quarta edição, Mafaldisses – Crónicas sobre rodas é o seu primeiro livro publicado.

Voluntária em diversos projetos de solidariedade, não esmorece face às suas limitações e admite viver a vida na sua plenitude, sempre com um sorriso!

Inovar é… 

Crer para criar! Acredito que encarar os problemas enquanto desafios, com a certeza de que não há nada que venha à nossa vida que não consigamos suportar, é o segredo para nos reinventarmos, renovarmos e reerguermos a seguir. Nós somos uma criação inacabada e ainda bem!

Coloque por ordem crescente de importância: inovação, tecnologia e ciência.

Ciência, Tecnologia, Inovação.

A chave para o sucesso é…

Aceitarmos que não podemos controlar o que vem à nossa vida, mas podemos controlar aquilo que sai dela. No meu caso, por exemplo, ter dores físicas todos os dias e estar permanentemente sentada numa cadeira de rodas, desde sempre, é algo que não deixo que defina a forma como encaro a minha vida. Ela não é vivida em sofrimento, nem como se fosse uma tragédia. Primeiro as pessoas, a seguir as circunstâncias!

Quais os maiores obstáculos existentes em Portugal para a integração de pessoas com mobilidade reduzida no contexto de trabalho?

Deslocar-se numa cadeira de rodas deverá ser visto apenas e só como uma maneira de estar na vida… sentado! Portanto, o primeiro obstáculo a ser ultrapassado é o da mentalidade de que “deficiente” quer dizer “menos eficiente”. Quando isto mudar então os degraus naturalmente são transformados em rampas!

O que falta fazer no âmbito da investigação de doenças raras no nosso país?

Por um lado, temos de investir mais em laboratórios e parcerias que queiram estudar a genética, que é quase sempre a possível causa das doenças raras. Por outro lado, também é necessário “sair da caixa” e fazer com que a informação que já existe sobre o tema deixe de ser um quebra-cabeças. Precisamos todos de uma linguagem cada vez mais inclusiva!

Lema de vida 

“As nossas limitações não determinam os nossos limites”.

App favorita 

Instagram.

Hobbies

Conversar à mesa sem horas, escrever, ler, descobrir um novo brunch com amigos, namorar com o meu sofá a ver as minhas séries favoritas, “esplanadar” com sol, cafeína e gargalhadas e preparar as viagens a que me proponho fazer, sobre rodas.

mafaldaribeiro@sorrirsobrerodas.pt

O conteúdo Mafalda Ribeiro: A voz da inclusão aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub