Saúde

Madrid: Bebé lusa já recebeu transplante de fígado

A pequena Ashley, bebé portuguesa que se encontrava há mais de três meses internada num hospital espanhol à espera de um fígado, foi transplantada com sucesso esta madrugada.
Versão para impressão
A pequena Ashley, bebé portuguesa que se encontrava há mais de três meses internada num hospital espanhol à espera de um fígado, foi transplantada com sucesso esta madrugada.
 
Fonte do Ministério da Saúde de Portugal disse à agência Lusa que a menina, de apenas um ano de idade, recebeu o transplante de fígado de que necessitava.
 
A cirurgia decorreu no Hospital de La Paz, em Madrid, e, de acordo com uma das médicas da unidade de transplantação, “correu muito bem, melhor do que o esperado”. A operação “foi rápida, durou cerca de sete horas”, disse Helena Rosso, acrescentando que Ashley se encontra bem de saúde.
 
Porém, a médica frisou que ainda é prematuro tentar determinar quando a menina terá alta e poderá ser transferida para Portugal. 
 
Ashley nasceu no Hospital Amadora-Sintra em Dezembro de 2010, tendo-lhe sido diagnosticada uma doença hepática crónica. A criança foi encaminhada para Espanha devido ao facto de o programa de transplantação hepática pediátrica se encontrar suspenso no nosso país.
 
Desde que deixou de ter disponível, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, o único cirurgião com competências para realizar o procedimento, Portugal passou a transferir os doentes para o Hospital de La Paz, com o qual estabeleceu um protocolo.
 
Esta realidade deverá, no entanto, alterar-se em breve já que, como o Boas Notícias noticiou recentemente, está previsto que os hospitais lusos voltem a realizar transplantes hepáticos em crianças em Março do próximo ano.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório