Cultura

Madeira: “What a wonderful world”

Foi ontem inaugurada na Madeira a coleção de José Berardo "Art Déco - Coleção Berardo, What a Wonderful World!", que permanecerá no Centro das Artes - Casa das Mudas, na Calheta, até março de 2011.
Versão para impressão
Foi ontem inaugurada na Madeira a coleção de José Berardo “Art Déco – Coleção Berardo, What a Wonderful World!”, que permanecerá no Centro das Artes – Casa das Mudas, na Calheta, até março de 2011.

A mostra, pretendida pelo Brasil, onde decorrerá no próximo ano no Rio de Janeiro o Congresso sobre Art Déco, seguiu para a Madeira, onde ficará até Março de 2011.

O Comendador madeirense não ficou indiferente ao drama recentemente vivido naquele território, pelo que deu prioridade à realização da exposição na Madeira, região onde o turismo ainda se ressente dos acontecimentos referidos.

Joe Berardo foi claro: “É meu dever ajudar a minha terra num momento de dificuldade, disponibilizando um espólio de artes decorativas que pelas suas características estéticas atrai grande público, incluindo o turismo de interesse cultural”, disse ao Público.

O espaço onde decorrerá a exposição, acentua-lhe a grandiosidade: “O portentoso Centro das Artes, que harmoniosamente coabita entre a montanha, o mar e o céu, será assim palco de uma exposição inédita”, sublinha Joe Berardo.

“Art Déco – Coleção Berardo, What a Wonderful World!”, constituída, maioritariamente por peças parisienses dos anos 20 e 30, é considerada um dos maiores acervos do século XX existentes na Europa.

Móveis, cerâmicas, vidros, ferros, pinturas, esculturas, têxteis e desenhos, a par de algumas peças da Coleção do Musée des Années 30 de Boulogne-Billancourt, e dois automóveis da época, um Rolls Royce e um “Amílcar” (de 1927), são algumas das peças que acentuam a sumptuosidade das cerca de duas mil peças do grandioso espólio da coleção, sem contar com a parte do mesmo que ainda se encontra no Brasil.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório