Sociedade

Madeira: Projeto que recicla roupa recebe 5 mil euros

O projeto "Retalhos de Esperança" foi escolhido pela Bolsa de Valores Sociais para receber um financiamento de 5 mil euros. Este projeto madeirense visa reaproveitar roupa doada e gerar emprego.
Versão para impressão

O projeto “Retalhos de Esperança” foi escolhido, no final de 2011, pela Bolsa de Valores Sociais para receber um financiamento de cerca de cinco mil euros. Este projeto, da autoria da Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira (ADENORMA), visa reaproveitar roupa doada e gerar emprego. 

A associação criada em 1994 atua com o propósito de promover o potencial da Costa Norte da Ilha da Madeira e realiza projetos sobretudo no concelho de São Vicente.

“Retalhos de Esperança” nasce devido à grande quantidade de roupa doada pelos madeirenses. A ideia é utilizar estas peças de vestuário para produzir novas roupas e até acessórios para o lar como cortinados, tapetes, e edredões.

A ADENORMA vai empregar e dar formação a doze mulheres do concelho de São Vicente através do financiamento de cinco mil euros da Bolsa de Valores Sociais.

O montante das ações foi adquirido por um particular e pela Euronext Lisbon e irá permitir que estas 12 mulheres desempregadas possam desenvolver uma atividade profissional, gerando negócio pela venda – em feiras e mercados –  das peças recicladas. A divisão das receitas será de 90% para as doze trabalhadoras e 10% para a associação.

Para seguir com o projeto foi necessária a colaboração de investidores que ofereceram material de trabalho, como máquinas de costura e ferros de engomar.

A Bolsa de Valores Sociais replica o ambiente de uma Bolsa de Valores tradicional e o seu papel é facilitar o encontro entre organizações da Sociedade Civil criteriosamente selecionadas e investidores sociais (doadores) dispostos a apoiar essas organizações através da compra de suas ações sociais.

Clique AQUI para aceder à página da Bolsa de Valores Sociais.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório