Cultura

Madeira Film Festival conta com spot televisivo nos EUA

Esta segunda-feira, arranca aquela que é a terceira edição do Madeira Film Festival, que, este ano, está a ser patrocinado num canal televisivo norte-americano. Trata-se do Sundance Channel, da rede AMC, onde está a passar um 'spot' de promoção do fe
Versão para impressão
Esta segunda-feira, arranca aquela que é a terceira edição do Madeira Film Festival, que, este ano, está a ser patrocinado num canal televisivo norte-americano. Trata-se do Sundance Channel, da rede AMC, onde está a passar um 'spot' de promoção do festival.
 
“É uma excelente forma de promover não só o festival mas também a Madeira”, diz Elsa Gouveia,  da direção do Madeira Film Festival. A responsável acrescenta que aquele canal tem por base o festival norte-americano de cinema independente, dedicando-se, por isso, exclusivamente à produção e exibição deste tipo de documentários, curtas-metragens e programas. 
 
Este ano, no Madeira Film Festival arranca com uma visita dos cerca de 70 convidados à floresta Laurissilva, no Fanal. Durante o certame serão exibidas doze curtas-metrages e dezoito 'longas', oriundas de países como o México, Reino Unido, Estónia, Alemanha, EUA e Grécia. 
 
De quarta a domingo, haverá quatro sessões de cinema por dia, todas elas no Teatro Municipal Baltazar Dias, sendo o preço dos bilhetes de 3 euros. Ruben Alves, realizador de 'A Gaiola Dourada', e os atores Marco d'Almeida, Margarida Marinho e Ivo Canelas são algumas das personalidades que marcarão presença no evento.
 
De fora vêm Andy Heathcote, Heike Batchelier, Costa Kalogiros, Lisa Scott Gordon, Demelza Kooij, Irene Borrego e Eric Steel para workshops e painéis de discussão.
 
Com um orçamento de 500.000 euros, a iniciativa contempla ainda dois concertos, o primeiro, no dia 24, com o duo de Nashville 'Escondido', antes do desfile de moda da estilista madeirense Patrícia Pinto, onde a artista vai apresentar a sua nova coleção, criada de raiz e inspirada na floresta Laurissilva.
 
O segundo acontece no jantar de gala, marcado para dia 26, com Old Scottish Traditional Dancing, a par da presença da violinista escocesa profissional Lori Watson e da acordeonista Fiona Black.
 
Este ano, o Madeira Film Festival vai também internacionalizar-se, com a digressão 'Madeira Film Festival On The Road',a decorrer nos EUA, este verão. O objetivo passa por dar a conhecer o projeto e o tema central do festival, a floresta Laurissilva.
 
Nesta 'tour' serão apresentadas as dez curtas-metragens selecionadas no âmbito do concurso deste ano destinado a realizadores portugueses. Para já está agendada uma passagem, em Setembro, por Los Angeles, no California Institute of the Arts, que a revista norte-americana 'Hollywood Reporter' colocou entre as dez melhores escolas de cinema do mundo.
 
Ainda em data por determinar está a exibição na Georgetown University, em Washington, e durante as comemorações do centenário da cidade de New Bedford, em Agosto.
 
O Madeira Film Festival, cuja organização está a cargo da Associação Cultural e Educacional Creative Madeira, tem como missão alertar e criar consciência mundial para a preservação da natureza, promovendo a floresta Laurissilva, património cultural da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
 
À semelhança dos anos anteriores, a edição terá uma vertente solidária, prosseguindo o apoio à Fundação do Gil que se verifica desde a primeira edição.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub