Saúde

Madeira em projeto europeu para deteção de cancros

O Centro de Química da Madeira (CQM), unidade de investigação da Universidade da Madeira (UMa), está, atualmente, envolvido num projeto europeu, já aprovado, para deteção numa fase precoce dos cancros da mama e do pulmão.
Versão para impressão
O Centro de Química da Madeira (CQM), unidade de investigação da Universidade da Madeira (UMa), está, atualmente, envolvido num projeto europeu, já aprovado, que se encontra a trabalhar no sentido da deteção numa fase precoce dos cancros da mama e do pulmão.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o CQM explica que o projeto em causa, aprovado no âmbito do programa New Indigo, se intitula “An attractive and promising strategy for early cancer diagnosis through the assembly of the Human Cancer Volatomics” e é coordenado pelo Investigador Sénior do CQM e Professor da UMa, José S. Câmara. 
 
O principal objetivo do projeto é “estabelecer o perfil metabolómico de compostos voláteis de diferentes fluidos biológicos, nomeadamente saliva, ar exalado e urina, de pacientes oncológicos” de modo a detetar uma série de “metabolitos voltáteis” que permitam diferenciar os dois tipos de cancro a estudar, mama e pulmão, entre o grupo de pacientes e o grupo de controlo.
 
“Uma vez estabelecido o padrão metabolómico volátil e construídos os modelos estatísticos apropriados, estes metabolitos poderão ser usados para a deteção, numa fase precoce, dos cancros alvo, contribuindo deste modo para o aumento da taxa de sobrevida dos pacientes”, revela o CQM.
 
Além desta instituição portuguesa, a investigação conta com uma equipa do hospital universitário da Universidade de Rostock, na Alemanha, e com dois grupos de cientistas da Índia, um deles do National Center for Cell Science – Institute of Department of Biotechnology e outro do Centre for DNA Fingerprinting and Diagnosis (CDFD).
 
O projeto é suportado pelo FP7 (Era Net) e gerido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-IP), dispondo de um montante total de 600.000€ a distribuir pelas quatro entidades envolvidas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub