Cultura

Machado de Assis entre os preferidos de Woody Allen

NULL
Versão para impressão
Um dos livros preferidos do realizador Woody Allen é o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor brasileiro Machado de Assis. Em entrevista ao jornal The Guardian, o cinesta confessa que esta foi uma das cinco obras que mais o influenciou na sua vida.

Allen contou que o livro foi enviado por um brasileiro desconhecido e que só o leu porque não era muito grande: “Chegou pelo correio um dia. Algum desconhecido no Brasil enviou-mo e escreveu: Você vai gostar disso. Como o livro era pequeno, eu li. Se ele fosse grosso, teria o descartado”.

“Fiquei espanatado com o facto do livro ser tão charmoso e interessante”, afirmou. O realizador disse ainda que não acreditava que o autor fosse do século XIX. “Pensar-se-ia que ele escreveu o livro ontem. É tão moderno e interessante”, salientou.

“Chamou-me a atenção da mesma forma que ´O Apanhador no Campo de Centeio`. Era um assunto que eu gostava e era tratado de forma bem-humorada, cheio de originalidade e sem sentimentalismo”, acrescenta Woody Allen.

Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro que continua a ser considerado como o maior nome da literatura do Brasil. Escreveu em praticamente todos os géneros literários e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais da sua época.

Os outros livros referidos por Woody Allen são “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Salinger, “Elia Kazan: A Biography”, de Richard Schickel, “The World of SJ Perelman” e “Really the Blues”, de Mezz Mezzrow e Bernard Wolfe.

Woody Allen exibe o seu mais recente filme, “Meia-Noite em Paris”, na abertura do Festival de Cannes, na próxima quarta-feira. Em breve, o realizador novaiorquino deverá começar a rodar mais uma longa-metragem na qual irão participar Penélope Cruz, Alec Baldwin, Jesse Eisenberg e Ellen Page.

Clique AQUI para aceder ao artigo do The Guardian.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub