Ambiente

Macaco de espécie ameaçada nasce no Brasil

O nascimento de um macaco prego-galego, uma espécie em vias de extinção, num jardim zoológico brasileiro está a ser motivo de comemoração.
Versão para impressão
O nascimento de um macaco prego-galego, uma espécie em vias de extinção, num jardim zoológico brasileiro está a ser motivo de comemoração. O animal nasceu a semana passada e a importância do acontecimento deve-se ao facto de apenas existirem cerca de 150 exemplares da espécie no mundo inteiro.
 
O macaco, da espécie “cebus flavius”, é filho de um dos dois casais que residem no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, no estado da Paraíba. Há cerca de um ano que o parque alberga dois machos e duas fêmeas, todos provenientes do Centro de Triagem de Animais Selvagens da região, e os esforços dos tratadores já deram frutos.
 
De acordo com um dos responsáveis deste parque zoobotânico, o êxito da rápida procriação em cativeiro deve-se a uma série de cuidados tidos para com os animais. “Cuidamos especialmente da alimentação dos macacos porque sem uma alimentação adequada diminuem as hipóteses de procriação”, explicou Edílson Lima à imprensa local.
 
“Também tentamos ao máximo não interferir nas instalações dos animais para que o local fique o mais próximo possível do habitat natural”, revelou ainda. O responsável acrescentou que até agora o sexo da cria ainda não é conhecido, já que a equipa de veterinários do parque optou por evitar o contacto com o macaco bebé nos seus primeiros dias de vida com o objetivo de não alarmar os pais.
 
Segundo Edílson Lima, o nascimento é motivo de orgulho para o parque visto que a espécie é uma das que corre “maior risco de extinção” em todo o globo por culpa da destruição do seu habitat natural.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório