Espetáculos e Exposições

M.A.R: O movimento do rock cantado em Português

NULL
Versão para impressão

Promover a música nacional que é cantada em português é o objetivo do Movimento Alternativo Rock (M.A.R.). O projeto nasceu da paixão pela música de três amigos e, passados três anos, já conta com nove projetos musicais, vários espetáculos organizados e, claro, muito boa música.

São bandas de diferentes géneros musicais – Rock, Pop, Punk, Indie – que têm em comum o facto de cantarem em português. ALF, Alma Fábrica, Alucina, O Quarto Fantasma, Nervo, Matilha, Blá Blá Blá, Pássado e MulherHomem são os grupos que integram, neste momento, o Movimento Alternativo Rock.

Este movimento surgiu da necessidade de mudar o paradigma do mercado musical português onde ainda dominam as grandes editoras e promotoras, deixando pouco espaço para projetos mais independentes.

Assim, o grupo criou uma plataforma comum de divulgação “que é potenciada, gerida e mantida pelos próprios protagonistas deste movimento”, explica Bruno Brôa, um dos mentores do projeto.

O objetivo é garantir “o sucesso de todas as bandas através da própria atividade do movimento, que engloba músicos, salas de espetáculos e promotores”, acrescenta.

Um documentário e uma editora para breve

Além de querer alargar o projeto a mais bandas, o M.A.R está neste momento a produzir, juntamente com a Central Musical, um documentário sobre música portuguesa, conta Bruno Brôa.

É projeto inovador que personifica a filosofia do movimento com o título “Uma Pescadinha de Rabo na Boca”. Serão três episódios, cada um com três bandas do M.A.R., filmados em locais completamente diferentes (veja aqui o vídeo de apresentação do documentário).

Para o ano, o M.A.R pretende expandir os seus horizontes, com a criação de uma editora própria. Até lá, visite o site do Movimento onde poderá consultar as datas dos próximos concertos e fazer downloads de alguns temas das bandas do M.A.R ou clique nos ficheiros áudio acima para conhecer a música dos Blá Blá Blá e dos Nervo.

Jorge Piuça

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório