Espetáculos e Exposições

LX: “Lusofonia da Moda” celebra diferentes culturas

NULL
Versão para impressão

No próximo dia 7 de Junho, a 1ª edição da “Lusofonia da Moda” vai encher a Rua do Carmo e transformar o Chiado num verdadeiro espaço de diversidade cultural. Promovido pelo Espaço Santa Casa (SCML) em conjunto com vários parceiros, o desfile de moda conta com a participação do estilista José António Tenente e junta novos talentos dos vários países lusófonos num evento que pretende assinalar o Ano Europeu do Voluntariado.

Com o intuito de celebrar o Ano Europeu do Voluntariado, a “Lusofonia da Moda” pretende celebrar a diversidade cultural e a moda enquanto espaço de inclusão social e de empreendorismo. Luna Marques, coordenadora do Espaço Santa Casa explica, em comunicado, que “este evento nasce através de um dos vários projetos do Espaço Santa Casa ´Espaços Interculturais` que desenvolve um trabalho no sentido de promover a inclusão social, o respeito pela diferença e pela identidade de cada cidadão.”

A escolha do local foi para Luna Marques fácil, dado que a zona do Chiado se identifica perfeitamente com o conceito do evento. “A Rua do Carmo tem um glamour único, é uma zona emblemática e histórica da cidade, logo o melhor local para um desfile desta natureza. É um espaço que traz dignidade e elegância à ´Lusofonia da Moda`”.

E acrescenta, “por outro lado, o objetivo era estar próximo dos cidadãos e dar-lhes a possibilidade de se associarem ao evento. Por essa razão, realizar o desfile na rua e dar acesso livre ao desfile é também, uma forma de levar a cultura a todos os cidadão”.

Marcado para as 21h00, no dia 7 de Junho, o desfile será aberto ao público e vai contar com a participação dos seguintes estilistas de sete países, além de António Tenente: Portugal – My Lisbon (Cristina Abreu), Brasil – Eliza Polansky, Cabo Verde – Ana Raquel, Guiné – Conceição Carvalho, Angola – Dyvaldo João, São Tomé e Príncipe – Goretti Pina, e República de Moçambique – Moms Momade Daniel.

“Trata-se de um evento em que a moda é um veículo cultural. As embaixadas contactadas destes países, que são nossas parceiras neste evento, aderiram entusiasticamente a este desafio e portanto é com muito prazer que vamos ter um representante do corpo diplomático de todos os países lusófono”, acrescenta Luna Marques.

A “Lusofonia da Moda” vai contar com apresentação da jornalista Fernanda Freitas, presidente do Ano do Voluntariado em Portugal e com as presenças musicais de Vitorino e o grupo etnográfico “Kaléma”, oriundos de São Tomé e Príncipe.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório