Inovação e Tecnologia

Luz solar purifica a água

Um produto concebido pelos coreanos Jung Uk Park, Myeong Hoon Lee e Dae Youl Lee permite purificar fontes de água impróprias para consumo, tornando-as potáveis. Trata-se de um saco que transporta alimentos e que, depois de vazio, utiliza uma tecnolog
Versão para impressão
Um produto concebido pelos coreanos Jung Uk Park, Myeong Hoon Lee e Dae Youl Lee permite purificar fontes de água impróprias para consumo, tornando-as potáveis. Trata-se de um saco que transporta alimentos e que, depois de vazio, utiliza uma tecnologia diferenciada para o tratamento da água a partir da luz solar.

O Life Sack, como foi designado, usa o Processo de Desinfeção Solar de Água, que mata os organismos no líquido contaminado a partir da radiação UV-A, que penetra com facilidade o PVC de que o saco é feito.

O saco possui ainda um filtro interno capaz de remover todos os microrganismos que tenham, pelo menos, cinco nanómetros (um nanómetro é igual a um milímetro dividido por um milhão); por exemplo, o tamanho da bactéria que está na origem da tuberculose corresponde a 200 nanómetros.

Esta é uma inovação desenvolvida a pensar nas populações mais carenciadas do planeta, que não raramente vivem em zonas remotas, onde é difícil ter acesso a fontes de água limpa.

Por isso mesmo, os designers dotaram o Life Sack com alças de mochila, a pensar nas pessoas que têm de percorrer vários quilómetros em busca de água e alimento. Deste modo, basta expor a água ao sol e deixar o Life Sack agir purificando a água.

[Notícia sugerida pela utilizadora Vera Pimenta Rainho]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório