Sociedade

Lusodescendente vai dirigir gabinete da Casa Branca

David Simas foi nomeado líder do Gabinete de Estratégia Política da Casa Branca, na área da comunicação e estratégia. O lusodescendente, de 43 anos, foi eleito por Barack Obama para chefiar aquele departamento e preparar aquela que é uma época determ
Versão para impressão
David Simas foi nomeado líder do Gabinete de Estratégia Política da Casa Branca, na área da comunicação e estratégia. O lusodescendente, de 43 anos, foi eleito por Barack Obama para chefiar aquele departamento e preparar aquela que é uma época determinante nos EUA: as eleições intercalares de Novembro para a Câmara dos Representantes e Senado. 
 
“O povo americano vai ser muito bem servido pelo talento e dedicação de David”, refere o presidente norte-americano que, em 2013, havia já nomeado o lusodescendente para seu assessor e conselheiro, na área de comunicação e estratégia. 
 
Nos últimos meses, Simas trabalhava na área da reforma da saúde, aconselhando a administração norte-americana sobre os problemas de implantação das mudanças estabelecidas pela nova legislação, conhecida como 'Obamacare'. 
 
Em 2012, durante a última campanha presidencial, o advogado foi ainda o diretor de sondagens dos democratas, servindo como assessor do conselheiro David Axelrod nos primeiros dois anos de mandato de Barak Obama.


Agora, o lusodescendente vai liderar um gabinete extinto por Obama em 2011, que volta a ser criado pelo presidente dos EUA, embora apenas com cinco elementos, comparativamente com os quinze anteriores.


Nas eleições de Novembro vão estar em causa todos os 435 lugares da Câmara dos Representantes e 33 dos 100 lugares ocupados pelo Senado, o que torna o evento particularmente importante para Barak Obama, uma vez que este precisa de manter o controlo da câmara alta para assegurar a passagem de algumas das suas propostas nos seus dois últimos anos de mandato. 
 
Caberá a Simas aconselhar os candidatos democratas, calendarizar angariações de fundos, visitas de campanha do Presidente e outras mensagens de apoio, coordenar a estratégia de campanha com o Comité Democrata Nacional e outros organismos nacionais e locais. Relativamente ao apoio direto ao presidente, o lusodescendente deve continuar a dar apoio a Obama relativamente às suas medidas, acompanhando áreascomo a política climática.
 
Licenciado em Ciência Política, David é filho de António Simas, natural do Faial da Terra, em São Miguel, nos Açores, e de Deolinda Matos, natural de Abela, no Alentejo, que emigraram juntos para Tauton, no estado de Massachusetts, nos anos 60.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub