Ciência

Lua, Vénus e Júpiter reúnem-se no céu

NULL
Versão para impressão
Esta terça-feira ao início da noite, vai ser possível testemunhar um fenómeno astronómico original: a reunião de Júpiter, Vénus e Lua na mesma área do céu. Os três astros estarão próximos e visíveis perto da linha do pôr-do-sol.
 
O fenómeno começou por ser visível ontem, segunda-feira, ao cair da noite. Mas hoje, terça-feira, numa posição um pouco diferente, será possível voltar a assistir à reunião dos três astros, entre as 17h30 e as 18h00.
 
Segundo a NASA, a beleza deste encontro entre os três astros será intensificada pelo brilho especial que, nestas noites, a Terra confere à Lua crescente, formando uma sombra luminosa e fantasmagórica à sua volta. Este fenómeno é conhecido como “Brilho Da Vinci” porque foi o renascentista italiano que o identificou pela primeira vez.                                        
                                                  
Vénus e Júpiter estarão tão brilhantes que serão capazes de prevalecer entre as luzes de qualquer cidade. A melhor hora para observar Vénus, que desaparece rapidamente devido ao movimento de rotação da Terra, é a partir das 17h00. Júpiter está visível no céu durante quase toda a noite.
 
O astrónomo da NASA Tony Phillips salienta que qualquer pessoa pode ver o fenómeno a olho nu mas aconselha “quem recebeu um telescópio debaixo da árvore de Natal” a levá-lo para o exterior onde será possível observar as nuvens e luas de Júpiter, as montanhas e as crateras da Lua e a forma semi-cheia de  Vénus (um planeta que tem fases como a Lua).
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório